MODELISMO EXPERIMENTAL III - Mangueiras e base de antenas
Entre vários experimentos, que freqüentemente desenvolvo para buscar a representação de uma peça que venha complementar uma montagem, ou melhorar a original, procuro sempre se possível, usar materiais simples, e por sua vez baratos, por sinal muitas originados de sucatas.

Foi na montagem de uma X-wing, que por sinal poderia dar origem a um futuro artigo, que tive a necessidade de criar várias peças, pois seu cockpit era muito pobre em detalhes. Entre estas peças, precisei de mangueiras hidráulicas em diversas bitolas, e para isso, busquei nos cabos de telefonia e eletricidade, a matéria prima que precisava.

Para conseguir moldar no formato desejado, usei como base um arame fino, bem maleável, e sobre este enrolei o fio, mantendo este bem justo e esticado.
Pela facilidade, produzi várias mangueiras em várias bitolas, que depois de prontas foram pintadas.
Usando este mesmo processo, só que removendo o arame guia, é possível fazer molas para os mais diversos usos, desde peças para suspensões, até base flexíveis para antenas de comunicação.
Espero tanto neste artigo, como em outros sobre a utilização de materiais "alternativos", mostrar que nem sempre precisamos correr atrás de kits de conversões, photo etcheds e etc, para termos um kit diferenciado ou quem sabe somente melhorado. Antes de procurar "soluções pasteurizadas", ouse, experimente, e quem sabe não possa estar dando chance a um modelismo onde o limite seja a criativida
João Eduardo Costa (Joca)