HH43 Kaman Huskie
Este curioso helicóptero dotado de dois rotores paralelos, desenvolvido e produzido pela Kaman para a Força Aérea Norte Americana, e batizado com a sigla HH43 Huskie, tinha por finalidade principal o socorro e combate a incêndio em bases no Vietnam, tendo sua utilização estendida para salvamentos mais remotos, como o de pilotos abatidos pelos Norte vietnamitas. Mesmo sendo uma aeronave que veio a participar de incursões em territórios hostis o seu projeto não previa o uso de nenhum armamento fixo, sendo somente os de uso pessoal da tripulação.

Seu funcionamento através de dois rotores inter-articulados em contra-rotação, com pás de madeira, deu-lhe um aspecto impar no segmento deste tipo de aeronave. Olhando um no chão é possível duvidar que possa levantar vôo, mas este estranho objeto voador obteve o recorde de altitude de vôo para helicópteros na época, alcançando a marca de 9.850m.

Sua utilização para resgate deveu-se a grande facilidade de acessos que possuía, tanto por guincho na lateral direita da fuselagem, como por duas portas traseiras, que na maioria das vezes eram retiradas o que aumentava de sobremaneira a mobilidade de quem entrava ou saia.
O kit utilizado é da marca Testors, na escala 1/32. Por ter sido lançado e comercializado para receber motorização, seu interior é muito pobre, o que hoje se torna contraditório já que não vem mais com motor, por suas enormes aberturas e áreas envidraçadas. Nesta montagem, baseando-me em imagens, busquei reproduzir o seu interior, de forma que ficasse uma montagem mais próxima de como era um Huskie realmente. Além do interior, acrescentei cabos e tensores externos. Para o que era, posso até dizer que ficou bem bom o resultado final.
Especificações:

- Tripulação: total de quatro, dois pilotos e dois operadores de resgate
- Comprimento: 7,60 m
- Altura: 5,18 m
- Diâmetro do rotor: 14,30 m
- Peso bruto: 4.150 kg
- Velocidade máxima: 190 km/h
- Velocidade de cruzeiro: 169 km/h
- Alcance: 298 km
João Eduardo Costa (Joca)