M 113


Falar sobre o blindado M113 é como falar do fusca como veículo civil. Desenvolvido nos anos 50, entrou em operação em 1961, e se tornou um dos principais veículos para transporte de tropas já desenvolvido e o mais produzido, chegando à incrível marca de mais de 80.000 unidades, isso no início dos anos 2000, equipando unidades militares em mais de 50 países.

Com aquele aspecto de tartaruga, este veículo coincidentemente é anfíbio, podendo atravessar pequenos cursos d’água, devido a sua estanqueidade. Montado a partir de materiais leves, principalmente chapas de alumínio, o M113 tem na blindagem o que poderíamos chamar de seu ponto fraco. Esta por ser com chapas de alumínio, resiste somente a projéteis leves e estilhaços de granadas, mas esta deficiência tem que ser vista como uma compensação ao que o veículo oferece, como velocidade, manobrabilidade, versatilidade em todo o terreno e transporte de tropas com um razoável coeficiente de segurança e conforto.



Seu batismo de fogo foi durante a participação norte- americana na Guerra do Vietnam. Pela necessidade operacional, começou a receber vários acessórios e outros equipamentos, iniciando assim um sem número de versões.





Armado basicamente com uma metralhadora .50, instalada na torre de comando, os 113 aos poucos começaram a receber novas armas, como pares de m60 posicionadas nas laterais traseiras, aumentado consideravelmente seu poder de fogo. Esta talvez, foi a versão mais “popular” da sua primeira geração. Neste período apareceram outras versões, porque não dizer adaptações entre as várias destaco: a troca da torre de comando por uma com canhão lança-chamas, outra fechada, com duas metralhadoras .30, o uso como transportador de morteiro, tornando-se uma peça de artilharia neste caso. Modificações também foram feitas nas dimensões do compartimento de “passageiros”, com a elevação deste, possibilitando sua utilização como carro posto de comando avançado, ambulância, etc. Além destas versões usadas diretamente no front de combate, outras equiparam unidades na retaguarda até como carro de bombeiro em bases aéreas.





Por ser um “out-door” ambulante, e porque não dizer a segunda “casa” para muitos soldados, tornou-se muito comum a pintura de suas laterais, ostentando os mais variados repertórios de frases, palavras de ordem, pin-ups, personagens de HQ e marcas famosas.

Com o passar dos anos, e sua massiva utilização por outros países, este veículo além das inúmeras “versões de fábrica”, continuou a ser customizado, aparecendo novos modelos. Talvez onde a interferência tenha sido maior, foi a feita por Israel (IDF), com as adaptações criando várias “sub-versões” tais como; a colocação de escudos adicionais de blindagem , versão conhecida por Zelda, torres com vidros blindados em toda a volta, veículos de manutenção, posto de comunicação, e por aí a fora.





Ainda utilizado pelos norte- americanos, mesmo após a entrada em operação do M2 Bradley, o M113 hoje apresenta diversas melhorias, como tanques de combustíveis externos, motorização e mecânica modernizada.





Utilizado em patrulhas após a invasão do Iraque tem uma proteção gradeada em sua volta denominada “slat armor”, que tem a mesma função dos escudos israelenses, que é a de detonar a granada do projétil (geralmente RPGs) arremessado contra ele, evitando que esta atinja a frágil blindagem da carroceria.Como estamos em um site de modelismo, vamos ao que mais interessa, imagens:





João Eduardo Costa (Joca)