MODELISMO EXPERIMENTAL I - Chapa multi-uso
Eis mais um exemplo do que chamo de “modelismo experimental”, que uso muito em minhas montagens, aqueles lacres de latas de leite em pó. Por serem finos e fáceis de trabalhar, já usei nas mais variadas situações, desde bandoleiras de armas, lonas, tirantes, tubos de escapamentos e até chapas corrugadas.

Hoje não deixo este “precioso” metal ir para o lixo, e sempre recolho os que encontro, em casa de conhecidos e parentes. Esta idéia surgiu, quando montei um Junkers JU-52, mas que devido a escala, 1/72, ficaria complicado a aplicação.

Pela sua espessura, aceita ser gravada, o que no meu caso confere uma utilidade sem fim. Um claro exemplo é a reprodução de uma chapa corrugada, para uso principalmente em veículos.

Para fazer esta representação, primeiro regularizo a superfície da chapa, que geralmente vem com uma “gravação” de fábrica. Feito o alisamento, é hora de fazer a gravação, e esta é feita com o uso de um pedaço de cabo (aqueles que conectam placas dentro de micros), que servirá de molde para o corrugado, bastando com uma espátula friccionar a chapa sobre o cabo para obter o resultado esperado. O bom é que se não ficar bom, basta alisar novamente e repetir o processo de gravação. Outra vantagem deste material, que se for preciso é possível amassá-la, o que pode conferir um interessante resultado.
Entre as outras aplicações, no JU52 e nos skyraiders, substituí os tubos dos escapamentos originais por tubos feitos com esta chapa. É um processo simples, basta cortar um pequeno pedaço de chapa e enrolá-la em um alfinete, o que modelará o tubo. Após a moldagem, para dar mais realismo, simplesmente queimo usando um isqueiro. Estas chapas atualmente vem revestidas por um filme plástico, que ao ser queimado confere um interessante aspecto.
Juntando a técnica de gravar a chapa e depois queimá-la, foi o que fiz quando revesti as tubeiras das turbinas da X-Wing.
Para mostrar mais uma das inúmeras possibilidades de utilização, na montagem do HH 43 Huskie, fiz com ela o cinto utilizado no guincho de resgate.
João Eduardo Costa (Joca)