Mais um finalizado: Boeing P-26 Peashooter 1/100

Se lembram daquele post de alguns meses atrás que eu listei os projetos inacabados? Pois então, matei mais um que estava na lista, o clássico Boeing P-26 Peashooter, um dos meus aviões favoritos dos anos 30.

Esse modelo foi feito para o GB Especial do Panzermodel Forum “Pearl Harbor” e também foi replicado na seção “Papyrus Nostrum” no fórum do Clube do Canhão, aqui voces encontram todo o desenvolvimento da montagem.

O Boeing P-26 e a sua respectiva versão de exportação, o Model 281, representa um anacronismo dentre a nova safra de aviões militares que estavam surgindo nos anos 30.  Principalmente por ser um monoplano com asas tensionadas através de cabos de aço e pelo trem de pouso fixo. Foi até o surgimento de caças como o P-36 e o P-35 nos EUA o único avião de caça “moderno” do USAAC. Apesar de manobrável e adorado pelos seus pilotos (que o apelidaram de “peashooter” – disparador de ervilhas), em combate o P-26, não teve grande êxito, sendo  utilizado pelos Chineses no seu longo conflito com os Japoneses na segunda metade da década de 30 e pelo Corpo Aéreo do Exercito Filipino em 1941 contra os caças da Marinha Imperial Japonesa.

A versão representada aqui é de um dos aviões do 18th PG do USAAC baseadas no campo Wheeler ao tempo do ataque a Pearl Harbor, os P-26 estavam sendo substituidos pelos P-40, já estandp nessa ocasião relegados a funções secundárias como treinamento, ligação e instrução de terra.

O modelo é do grande designer polonês Marek  Pacinsky, tem algumas pequenas falhas, mas fica uma réplica muito bonita, original e na escala 1/50, eu que o reduzi para 1/100. O rigging é feito com fios metálicos rigidos de cirurgia.

Até a próxima pessoas!!!

Uma adorável carta…

Ok! Na verdade não recebi uma carta a moda antiga. Recebi um email, que me encheu de orgulho e satisfação: O Ninjatoes, um dos mais tradicionais designers do mundo do papel modelismo, autor de modelos muito legais da série Tomb Raider, Galactica e Star Trek, me escreveu elogiando esse humilde trabalho e o blog.

Obtive a permissão de colocar o link do blog dele na seção de Blogs Amigos. Bem vindo!!!! Os modelos tem alta qualidade e tem para todos os gostos, recomendo uma visita:

N I N J A T O E S    P A P E R C R A F T

Mais um modelo finalizado: Gloster Gauntlet 1/100

Amigos e amigas!

Mais um modelo finalizado para a coleção 1/100 de minhas aeronaves militares e civis em papel.

Dessa vez o modelo finalizado foi o Gloster Gauntlet, caça inglês dos anos 30, predecessor do famoso Gloster Gladiator (o último caça inglês biplano a entrar em serviço na RAF).

Este modelo foi feito para um concurso virtual promovido pela comunidade internacional de papel Modelismo, papermodelers.com relacionado as montagens dos modelos do Zio Prudenzio.

O Gauntlet teve uma curta vida em serviço operando de 1935 a 1940 na RAF, poucas unidades foram exportadas, sendo que a Dinamarca foi o maior usuário estrangeiro do avião (utilizado na defesa deste país quando ele foi invadido pela Alemanha Nazista em 1940).

O assunto desse modelo justamente representa um exemplar da segunda versão de produção com hélice tripá de passo fixo Fairey, camuflado em OD e Marron.

O modelo é um freebie do talentoso Fabricio Prudenziatti. Porém o Gauntlet dele tem uma série de erros.

Para representar o Gauntlet o desenhista do kit usou o seu próprio kit do Gladiator e esqueceu de arrumar umas coisinhas básicas como o fato do Gauntlet ter mais um set de struts nas asas :? , outras peças foram melhoradas, ou adicionadas, como mira, escapamentos, atuadores e claro um completo rigging. Os struts (montantes), tiveram que ser cortados também em uma média de 3 a 5 mm para ficar na altura correta. Nas fotos vemos os resultados…

Bempessoal por aqui ficamos, até a próxima montagem…