Farewell José Reis

As notícias que me fazem publicar hoje não são nada agradáveis. Ontem faleceu após longa luta contra o câncer o meu amigo e modelista José Reis.

Não conheci o José Reis (conhecido na comunidade papel-modelistica internacional como Zé Reis) pessoalmente, estávamos unidos pela maravilhosa empatia que a internet pode produzir entre as pessoas, de as aproximar por interesses comuns. Mesmo estando a um oceano de distância.

O Zé Reis era um papelmodelista de grande habilidade, talvez um dos melhores do Mundo na minha humilde opinião, tinha um gosto extremamente eclético nas suas montagens, que eram caracterizadas por um intenso planejamento, meticulosa pesquisa e execução primorosa do trabalho, caracterizada por pinturas, desgastes e excelente aparência geral dos modelos, sendo que em muitos casos é bem difícil dizer o que era de papel e o que não era…

O Zé Reis ficou mundialmente famoso com a criação do modelo da casa do Karl da animação “Up – Altas Aventuras”, é um modelo extraordinário que apresenta mais de mil peças, que o meu amigo partilhava mediante solicitação via email no seu blog.

Além de exímio modelista José foi uma grande figura humana, dotado de um agudo bom senso, sendo extremamente gentil, educado, culto na maior variedade de assuntos que travavámos no forum do CCCP.

Foi um defensor intransigente do papelmodelismo, sendo infelizmente incomprendido em alguns momentos por algumas pessoas, inclusive sendo “expulso” de certo sitepor defender a não utilização de modelos piratas.

Da minha parte, só posso dizer que foi uma honra conviver com tal pessoa, mesmo que virutalmente, pois foi um exemplo de homem na vida real, um exemplo de modelistas, onde fazia questão de partilhar todo o seu conhecimento a quem estivesse interessado, não tinha vaidade nenhuma em seu trabalho, que ao contrário de muitos afetados, consideram o hobby a razão de viver, Zé Reis vivia na verdade muitas razões e o hobby era apenas uma dela.

Adeus meu amigo. Sentiremos saudades!

 Para quem quiser se manifestar ou escrever uma nota, no fórum da Modelismo na Net há um tópico fixo para despedidas. :(

Novidades dos anos 30: Boeing F3B e Curtiss Wright CT-32 Condor

Amigos e amigas.

Como voces viram nos post anteriores dei uma atualizada com as minhas últimas adiçoes a coleção 1/100: duas aeronaves norte americanas da década de 1930, neste post vamos falar um pouquinho sobre elas, começando pelo Curtiss Condor.

Zoom in (real dimensions: 720 x 334)Imagem

O Curtiss Condor surgiu no início dos anos 30 como uma aeronave comercial de construção mista, sendo um híbrido com tecnologia moderna (hélices de passo variável, trem de pouso elétrico retrátil) porém revestido de tela e com o layout biplano.

Zoom in (real dimensions: 543 x 799)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 611)Imagem

O Condor foi operado pela American Airliners, sendo um dos primeiros aviões comerciais com acomodação para dormitório. A China, Suiça, Colombia, Inglaterra, usaram esse avião para este fim.

Zoom in (real dimensions: 720 x 492)Imagem

Imagem

Com o surgimento do DC-2/DC-3 e do Boeing 247 o Condor ficou em desvantagem no mercado, assim a Curttis reprojetou a aeronave surgindo o CT-32, a primeira aeronave em todo o mundo desenhada para operar exclusivamente com cargas.

Zoom in (real dimensions: 799 x 517)Imagem

Existiram versões militares do CT-32, conhecidas com AT-32 e BT-32, operadas em pequenas quantidades pela Argentina, Colombia, USA, China e Peru.

Imagem

O assunto do nosso modelo é o Curtiss Condor operado pelo Almirante Byrd na sua expedição a Antártica em 1938, esse Condor foi especialmente modificado para a expedição, tendo mais um depósito extra de combustível e a possibilidade de operar com trem de pouso de rodas ou flutuadores alternadamente.

Zoom in (real dimensions: 650 x 492)Imagem

Imagem

Zoom in (real dimensions: 614 x 480)Imagem

O modelo foi desenhado por Aaron Murphy e pode ser adquirido aqui: http://ecardmodels.com/32condor-byrd-an … -2403.html

Lembrando que as galerias deste modelo estão aqui:

Galeria Modelo Finalizado: http://www.clubedocanhao.com.br/blogs/blogdopericles/?p=2133

Galeria Modelo Build In: http://www.clubedocanhao.com.br/blogs/blogdopericles/?p=2150

Já o nosso segundo modelo, montado previamente foi o Boeing F3B, um caça naval norte-americano, relativamente desconhecido, antecessor da famosa familia F4B/P-12. O F3B-1 teve uma vida operacional curta, servindo do final da década de 20 até a metade da década de 30 nos porta-aviões norte americanos. Sua estrutura resistente, e uso de alumínio corrugado nas asas e na cauda, tornaram o tipo adequado para o uso como caça bombardeiro, função na qual foi utilizado no final de sua vida operacional. O F3B foi substituido no meio dos anos 30 pelo Boeing F4B.

É um simpático avião e para mim foi uma grande adição a minha coleção US Navy.

As galerias com o modelo finalizado podem ser apreciadas aqui:

Em português:

http://www.clubedocanhao.com.br/forum3/viewtopic.php?f=49&t=3823

Tópico de Montagem:

Em inglês:

http://www.papermodelers.com/forum/aviation/20808-boeing-f3b-1-100-scale-der-kampfflieger.html

Além dessas duas montagens, temos a novidade das galerias build in. Como não tenho tido tempo (e nem saco) de criar novos artigos (embora esteja com a cachola fervilhando de novas idéias para escrever), resolvi postar as fotos dos PaP (Passo à Passo) das montagens que posto em diversos foruns tanto aqui no Brasil como no exterior. Por enquanto apenas o CT-32 e o F3B tem essas galerias, mas a tendência é elas se tornarem frequentes, tanto que criei uma nova categoria de postagem, para o pessoal as localizar especificamente.

Até a próxima postagem…

 

Galeria Build In: Curtiss CT-32 Condor na Escala 1/100

Bom gurizada a nossa segunda galeria de montagem é do Curtiss CT-32 Condor, esse feioso avião. Lembrando que o PaP em português pode ser encontrado no Clube do Canhão aqui e em inglês no fórum Papermodelers aqui.

Curtis CT-32 Condor na escala 1/100

Nossa segunda galeria de hoje  é do estranho, porém classico Curtiss-Wright  CT-32 Condor, um avião de passageiros/carga desenhando nos EUA durante a primeira metade da década de 30, teve uma pequena produção, mas foi muito utilizado na América latina, inclusive na guerra de fronteira entre o Peru e o Equador em 1941. O exemplar mostrado aqui é um tipo especialmente modificado pelo Almirante Byrd para ser usado na sua segunda expedição a Antártica em 1938 para fins de reconhecimento e aerofotogametria.

O modelo foi desenhado pelo amigo Aaron Murphy, e está disponível para venda na Ecardmodels.com, recomendo para os amantes da “Golden Age”. Relembrando que a resenha de montagem está disponível no fórum do Clube do Canhão em português e em inglês no fórum Papermodelers.

Galeria Build In: Boeing F3B 1/100

Inaugurando a nova modalidade de post, vamos a galeria de montagem do Boeing F3B, lembrando que a montagem na íntegra, com comentários pode ser acompanhada no fórum papermodelers.com.

Boeing F3B na escala 1/100

Bem amigos e amigas, estamos de volta  com mais um modelo finalizado, dessa vez é o clássico e colorido caça naval dos anos 20 e início dos 3, antecessor da famosa família do F4B/P-12, o Boeing F3B. Esse modelo originalmente na escala 1/48, foi me enviado para testar pelo amigo Roman Vasyliev (Der Kampfflieger) e acredito estar em venda em breve na Ecardmodels  em duas escalas (1/72 e 1/48) e no formato multi-livery. No site papermodelers.com voces acompanham a montagem completa

Boeing F3B