Diário de Montagem – Horten Ho-229 Fiddlers Green – Apresentação (28/09/12)

Bom pessoal inauguramos a nossa nova seção no blog: O Diário de Montagem , vou tentar com posts rápidos detalhar uma montagem de um modelo. Com ela finalizada, todos os posts viram um artigo de consulta permanente na seção correspondente.

O modelo escolhido foi a asa voadora alemã Horten Ho-229, um luft 46 que esteve perto de voar, um modelo da Fiddles Green que está sendo montado para ser exibido no grande memorial de Chip Fyn.

Como vocês sabem, o Chip faleceu neste mês conforme foi relatado em primeira mão aqui no blog, então estou remontando (dessa vez na 1/100) o primeiro modelo da Fiddlers Green que montei (lá pelos idos de 2005), com a minha história sobre as conversas que tive com o Chip por email neste memorial.

O avião:

O Ho-229 foi um dos mais incríveis projetos militares desenvolvidos na Alemanha Nazista durante a II guerra mundial. Esta asa voadora foi concebida na década de 30 originalmente como um planador de pesquisa para testar o conceito de flaperons, torção de asa e ausência de timão de direção…
Com as exigências da guerra e a Alemanha perdendo e sendo reduzidas a escombros nos duros anos de 1944 e 1945 o RLM considerou estudar e aplicar idéias avançadas, as vezes mal testadas, que ou pelo caos instalado com o fim da guerra ou entraves técnicos não fizeram brotar das fábricas. Tirando o Me-262, o He-162, o Me-163 e o Ba-349, nenhum dos incríveis projetos desenvolvidos por Focke-Wulf, Gotha, Lispich, Messerschimitt e outros tantos saíram da prancheta.
O Ho-229 (também designado como Ho IX )é um dos raros casos de protótipo avançado que foi construído e testado neste período como planador e também como caça motorizado, com dois turbojatos Jumo 004. Otimizado para ter um desempenho fora do comum seguindo exigências absurdas de Göering em relação à performance, (no intuito de fazer com que a Luftwaffe recuperasse a supremacia aérea) e tentando usar o mínimo de materiais estratégicos na construção, o Ho-229 V6 foi a versão definitiva e se a guerra tivesse durado mais uns meses com certeza seria posto em produção como Gotha Go-229A-0 (A fábrica de planadores dos irmãos Horten foi absorvida pela empresa Gotha).
Após a guerra os irmãos Horten foram parar na Argentina onde continuaram os seus estudos de asas voadoras e planadores avançados sob o patrocínio de Perón, mas isso é outra história…

Zoom in (real dimensions: 524 x 359)Imagem

Três vistas do Ho-229

Imagem

Aspectos da construção do protótipo V6

Zoom in (real dimensions: 626 x 233)Imagem

Uma bela imagem do planador V4 com a sua incrível silueta…

Continua…

Galeria Martin RB-57 1/100 scale

Bem amigos  aqui a galeria de mais um modelo finalizado: O Martin RB-57, reconhecedor de grande altura desenvolvido a partir do bombardeiro tático B-57, a versão demonstrada aqui é a variante F o último desenvolvimento dessa notória familia de reconhecedores. O B-57 foi usado por mais de 30 anos na USAF sendo que as variantes RB participaram de vários episódios quentes da Guerra Fria. O modelo foi desenhado por Aaron Murphy e está a venda na Ecardmodels. Vocês encontram diários de montagem no Clube do Canhão e no Papermodelers.com

Galeria Build In – Martin RB-57 Camberra 1/100

Bem pessoal, mais uma galeria de montagem aqui no nosso blog, dessa vez o modelo é o belo Martin RB-57 da USAF, usado para reconhecimento estratégico e metereológico pela USAF nos anos 60 e 70. Um modelo extremamente interessante, que chama a atenção quando finalizado…

Dôssie Nieuport 21E1 “15 Metros” – Aviação Militar do Exército Brasileiro

Bem amigos e amigas, publiquei ontem e hoje um dôssie sobre a minha última montagem aqui no Blog, trata-se do Nieuport 21E1 da Aviação Militar do Exército , temos publicado galerias e artigos sobre o modelo, um dos que mais gostei de montar neste ano.

Galeria build in:

http://www.clubedocanhao.com.br/blogs/blogdopericles/?p=2337

Galeria do modelo finalizado:

http://www.clubedocanhao.com.br/blogs/blogdopericles/?p=2444

Artigo mostrando a história do modelo e seu uso na Aviação Militar:

http://www.clubedocanhao.com.br/blogs/blogdopericles/?page_id=2472

Artigo mostrando a montagem passo a passo:

http://www.clubedocanhao.com.br/blogs/blogdopericles/?page_id=2462

Lembrando que o passo a passo também foi publicado em vários foruns que participo como aqui no Clube do Canhão e no Papermodelers.com

http://www.clubedocanhao.com.br/forum3/viewtopic.php?f=49&t=3848

http://forum.plastibrasil.org/viewtopic.php?f=106&t=1140

http://www.papermodelers.com/forum/aviation/21090-nieuport-21e1-av-militar-marek-pericles-rare-rapaints.html

O modelo base é um repaint meu, feito em 2009:

http://www.clubedocanhao.com.br/blogs/blogdopericles/?page_id=1157

Ele pode ser adquirido na ecardmodels: http://ecardmodels.com/nieuport-brazilian-p-1036.html

Lembrando que para fazer um Nie 21 correto é necessário adquirir o kit do Nieuport 11 do editor Der Kampfflieger http://ecardmodels.com/macchi-nieuport-11c1-italian-paper-model-p-2537.html

Uma boa leitura até a próxima!

Galeria do Nieuport 21E1

Bem amigos e amigas, segue a galeria do famoso Nieuport 21E1 da nossa aviação militar, conhecido também como Nieuport 15 metros, por causa de sua área alar… 😉

Galeria Build In – Nieuport 21

Bem amigos aqui temos a nossa galeria build in do Nieuport 21E1 espero que apreciem.

Bah! O Tufão é Modelista!

Eu pouco assisto novelas, aliás acho que a TV aberta do Brasil é um lixo! São raros os programas que a gente pode dizer: esse vale a pena sentar e ver. A rede hegemônica de TV por aqui, a rede Globo, representa o que de pior há em termos de programação.

Aqui no Brasil, um dos exemplos de “desserviço” a sociedade, são os folhetins, (vulga novela) que seguem a fórmula editorial que inaugurou o gênero nos jornais do século XIX, transportados a TV, o que antes era publicado em trechos nos jornais diários, acabou sendo transplantado para o Rádio (a Radionovela) e posteriormente para a Televisão (a Telenovela). Do rádio a novela herdou seus parâmetros de periodicidade e “gancho” entre os capítulos. No entanto a novela exibida na TV de hoje, como obra literária é uma merda: com tramas mediocres, argumentos fracos, e criando estereótipos negativos, ela está longe de ser um tipo de obra que a literatura brasileira no futuro se orgulhe. O pior que as personagens, principalmente aquelas  que representam o mal, ou então as caricatas, é que acabam sendo admirados e imitados por uma população cada vez mais inculta, que enxerga a TV como única maneira possível de entretenimento e cultura.

Na novela “Avenida Brasil”, exibida pela rede Globo em horário nobre,  um dos protagonistas da trama(interpretado pelo ator Murilio Benicio) é um anti-herói, ex jogador de futebol, corno secular, pai troxa (cria os filhos dos outros achando que são seus), tolo, burro que é enganado por meia novela. Este é o Tufão. A Rede Globo deu uma nova característica a esse  tão xexelento personagem (herói eca!!!), o transformou em platimodelista!!!!

Num dos capitulos vinculados essa semana passada, a megera da novela, a Carminha (interpretada pela atriz Adriana Esteves) dá de presente ao corno, (quer dizer marido) um plastimodelo.

Pô! O modelista no Brasil já é uma figura que a sociedade no mínimo enxerga com uma certa reserva ou total desconhecimento, quando se consegue  evidência a atividade em horário nobre é o corno trouxão quem faz modelismo??? Não bastasse ainda deram para o pobre Tufão um kit da Revell Germany do Fairey Gannet, um avião feio para xuxu! E que na verdade a matriz é da Frog dos anos 60 ou início dos 70, uma goiaba!!! Sacanagem!

Para quem quiser assistir a cena do presente, aqui está o link!

http://globotv.globo.com/rede-globo/avenida-brasil/t/cenas/v/tufao-nao-cede-aos-apelos-de-carminha/2136499/

É por essas que:

Odeio Novela

Odeio TV

Odeio a Rede Globo

Mil vezes ficar na minha bancada, ou lendo um livro, ou ainda escutando uma boa música que assistindo essas porcarias…

Mais um Modelo daqueles de Tirar o Fôlego

Olá amigos e amigas!

Mais uma vez estamos aqui mostrando um tabalho fabuloso trata-se de um modelo feito em scratchbuilding, representando um pequeno carro de bombeiros italiano dos anos 50 e 60. Além da qualidade impressionante do trabalho, executado com maestria pelo modelista Enrico63 da comunidade papermodelers.com. O modelo apresenta algumas técnicas de montagem muito interessantes que podem ser utilizadas em outras categorias de modelismo, notadamente no plasti modelismo, vale a pena ler a thread do começo ao fim, pois é uma aula de modelismo alternativo : http://www.papermodelers.com/forum/civilian-wheels/18860-ape-piaggio-car-fire.html Esse modelo para mim é uma clara mostra do que é possivel fazer em termos de multi-media usando o papel como base…

Um Modelo Fabuloso!

[mantra-multi][mantra-column width=”1/4″]Este blog tem ultimamente falado de notícias muito ruins e tristes, porém agora vamos falar de um modelo fantástico e deveras inspirador, trata-se de uma detalhada Y Wing da Saga Star Wars. Todos devem se lembrar do meu modelo customizado, que inclusive tenho um artigo publicado aqui no Taller do Peres com o passo-a-passo da confecção desse modelo. [/mantra-column] [mantra-column width=”1/2″]Navengando na internet descobri esse modelo fantástico, trata-se de uma papermodel, possivelmente convertido de games como a minha Y Wing que veio do jogo X Wing Alliance, embora não tenha conseguido identificar de onde ele tirou o modelo, o trabalho de customização é simplesmente fantástico! Pois o autor além de trabalhar com panelização  e negativo positivo, ele pinta os modelos como se fosse um kit plástico!

Impressiona a quantidade de detalhes do modelo, inclusive o cockpit e o whatering…[/mantra-column] [mantra-column width=”1/4″]Na página do autor Firebrands Creations temos mais fotos e um “how to make”, notem que ele não usa apenas papel na feitura do modelo, os “canos” são feitos com pedaços de plástico, possivelmente canudinhos que foram estirados ao calor, um belo exemplo de arte aplicada ao modelismo.

Realmente é um modelo inspirador!!!![/mantra-column] [/mantra-multi]