Diário de Montagem – Horten Ho-229 Fiddlers Green – Apresentação (28/09/12)

Bom pessoal inauguramos a nossa nova seção no blog: O Diário de Montagem , vou tentar com posts rápidos detalhar uma montagem de um modelo. Com ela finalizada, todos os posts viram um artigo de consulta permanente na seção correspondente.

O modelo escolhido foi a asa voadora alemã Horten Ho-229, um luft 46 que esteve perto de voar, um modelo da Fiddles Green que está sendo montado para ser exibido no grande memorial de Chip Fyn.

Como vocês sabem, o Chip faleceu neste mês conforme foi relatado em primeira mão aqui no blog, então estou remontando (dessa vez na 1/100) o primeiro modelo da Fiddlers Green que montei (lá pelos idos de 2005), com a minha história sobre as conversas que tive com o Chip por email neste memorial.

O avião:

O Ho-229 foi um dos mais incríveis projetos militares desenvolvidos na Alemanha Nazista durante a II guerra mundial. Esta asa voadora foi concebida na década de 30 originalmente como um planador de pesquisa para testar o conceito de flaperons, torção de asa e ausência de timão de direção…
Com as exigências da guerra e a Alemanha perdendo e sendo reduzidas a escombros nos duros anos de 1944 e 1945 o RLM considerou estudar e aplicar idéias avançadas, as vezes mal testadas, que ou pelo caos instalado com o fim da guerra ou entraves técnicos não fizeram brotar das fábricas. Tirando o Me-262, o He-162, o Me-163 e o Ba-349, nenhum dos incríveis projetos desenvolvidos por Focke-Wulf, Gotha, Lispich, Messerschimitt e outros tantos saíram da prancheta.
O Ho-229 (também designado como Ho IX )é um dos raros casos de protótipo avançado que foi construído e testado neste período como planador e também como caça motorizado, com dois turbojatos Jumo 004. Otimizado para ter um desempenho fora do comum seguindo exigências absurdas de Göering em relação à performance, (no intuito de fazer com que a Luftwaffe recuperasse a supremacia aérea) e tentando usar o mínimo de materiais estratégicos na construção, o Ho-229 V6 foi a versão definitiva e se a guerra tivesse durado mais uns meses com certeza seria posto em produção como Gotha Go-229A-0 (A fábrica de planadores dos irmãos Horten foi absorvida pela empresa Gotha).
Após a guerra os irmãos Horten foram parar na Argent