Cierva C30: Helicóptero, Avião? Uma esquisitisse na escala 1/100

Bem amigos, novamente um modelo diferente, esse foi construído antes do AT-9, e também foi uma montagem para o catálogo do amigo Roman Vasyliev ( O famoso Der Kampfflieger). O avião mostrado aqui é um tipo diferente pois não é bem um avião e muito menos um helicoptero. É um autogiro.

O Autogiro é um tipo de aeronave que tem sustentação por asas rotativas, ao contrário do helicoptero o rotor se movimenta independente do motor que em geral tem uma hélice que proporciona a propulsão.

No período entre as duas guerras mundiais, muitas nações desenvolveram ou utilizaram autogiros, sendo que na União Soviética, Japão e França os autogiros tiveram ampla utilização nas forças armadas. Os EUA chegaram a desenvolver diversos modelos nos anos 30, mas depois caminharam em direção ao desenvolvimento do helicóptero, assim como os alemães.

O modelo retratado aqui é o Cierva C30, um dos mais populares e mais produzidos autogiros nos anos 30, sendo utilizado por muitas nações antes e durante a II guerra mundial.

Este C-30 em particular, pertenceu a Marinha Espanhola, e foi pilotado em 1934 pelo próprio Juan de la Cierva para pousos em navios em movimento.

O modelo foi desenhado pelo meu amigo Roman Vasilyev, é um dos seus primeiros modelos que sofreu um revamp este ano na forma de um multi-kit com várias opções de montagem.

Ele foi originalmente desenhado na escala 1/48, mas como de praxe eu reduzi para a escala 1/100. Acho que ficou muito bom, eu particularmente gostei bastante dos resultados.

Até a próxima pessoal!

Curtiss AT-9 Jeep

Olá amigos mais dois modelos na 1/100, Dessa vez são duas versões do mesmo avião. Trata-se do Curtiss AT-9 Jeep, um bimotor de treinamento dos EUA usado nos primeiros estágios da II Guerra que diziam ser tão perigoso de voar e pousar que valia treinar pilotos para ambientarem-se no uso de bimotores com o P-38 :shock: . Os modelos foram um beta teste para a Oddball Design do amigo Aaron Murphy.

Fiat CR 42 Falco – Aviação Militar Belga – 1940

 Amigos, apresento o modelo do Fiat CR 42, meu último montado. É um belo avião e um dos últimos desenvolvimentos de avião de combate na forma de biplano, aqui voces encontram uma matéria sobre o assunto que escrevi em 2008, mas que conta todos os detalhes deste incrível avião, mais a montagem deste simpático e gratuito modelo desenhado por Fabrizzio Prudenziatti.