Grumman F8F Bearcat – Thaipaperwork na escala 1/100.

Mais um modelo da profícua série na escala 1/100 do design Nobi da Thaipaperwork, finalizado. Dessa vez é o clássico Grumman F8F Bearcat.

_BEL1053 F8F-2P NX747NF BuNo 122614 left side taxiing lO Grumman F8F Bearcat, dispensa apresentações é um warbird clássico, foi desenvolvido ainda durante a II guerra mundial, englobando as experiências de combate da US Navy e da Grumman com a fabricação do Hellcat. Infelizmente o Bearcat chegou tarde demais para lutar com a Marinha Americana contra os japoneses e ficou pouco tempo em serviço no pós guerra por conta do advento dos aviões a jato. No entanto foi exportado para a França, Thailandia e Vietnan, sendo que com o primeiro teve operacionalidade de combate na Indochina. O modelo do Nobi, Thaipaperwork representa um F8F do 2º esquadrão de caças bombardeiros da Real Força Aérea da Thilandia nos anos 50. Modelo na escala 1/100.

Aspectos da Preparação do Modelo:

Modelo Finalizado:

Lembrando que em breve ele estará disponível para download na Thaipaperwork.

Até a próxima 😉

Yakovlev Yak-1M na escala 1/100, mais um Thaipaperwork

Dando continuidade ao nosso estudo de construção da pequena série 1/100 que o Nobi anda desenhando, o modelo da vez é o famoso (e pequeno) caça russo Yakovlev Yak-1M.

yak01b2Aleksander S. Yakovlev, foi um dos principais projetistas de aviões na União Soviética durante os anos de 1930 e 1940, sendo que um dos seus principais projetos foi a família de caças Yak1/3/9 e seus derivados. Que data de 1939. Este pequeno e simples avião, foi uma das principais armas da VVS contra o invasor alemão durante a II Guerra Mundial e foi desenvolvido em um grande número de variantes, algumas notadamente excepcionais para combate aéreo como o Yak-3, outras com pesado armamento anti-tanque como o Yak-9T, algumas subvariantes eram construídas em madeira outras com sistemas sofisticados. Digno de nota que um dos primeiros caças soviéticos a jato o Yak-15 é um desenvolvimento do Yak-3, mas isso é outra história. Esta maquete representa um Yakovlev Yak-1M “branco 13″ do regimento “Varsóvia” da Força Aérea Polonesa livre na URSS.

Aspectos da Construção

Modelo Finalizado

Até a próxima montagem… 😉  Ah lembrando que, esse modelo está disponível gratuitamente para download na Thaipaperwork.

Mais uma adição bacana a minha coleção: DH-100 Vampire Mk I na escala 1/100

Novamente construindo um modelo da nova série de “minimodels” do Tahipaperwork. obi nos presenteou com um clássico da aviação militar, o De Haviland DH 100 Vampire. Um dos primeiros caças a jato operacionais do Mundo.

1219789

Desenvolvido para a II Guerra Mundial em 1943, o DH-100 chegou tarde demais para poder influenciar nos rumos da guerra. Mas foi um dos principais caças britânicos a jato, sendo exportado para inúmeras nações nos anos 40 e 50. Os pontos fortes do Vampire eram uma manutenção simples, com sistemas e características de vôo semelhantes aos dos caças à pistão, e uma estrutra geral muito resistente. De fato o Vampire como avião de combate teve uma vida muito longeva, sendo que os últimos servindo como caças ou caças-bombardeiro foram utilizados pela República Dominicana e pela Rodésia nos anos 80.

O meu modelo representa uma máquina da RAF na sua versão inicial o Mk I de uma unidade estacionada na Alemanha ocupada em 1949.

Aspectos da Construção

Modelo Finalizado

Bueno. Até a próxima. Ah lembrando que, esse modelo está disponível gratuitamente para download na Thaipaperwork.

Obrigado Mais Uma Vez: POW no Papermodelers

Fico muito faceiro com essas coisas! Mais uma vez um modelo de  montagem minha é um POW (picture of week – fotografia da semana) no grande fórum papermoders.com,  dessa vez foi o Heinkel He-59 da Murph’s Models, obrigado pela escolha!

Captura de tela de 2014-07-21 09:54:15

Kawazaki Ki-32 Type 98 “Mary” na escala 1/100

Bem meus amigos e amigas. Mais uma adição a minha coleção 1/100, graças ao amigo Aaron Murphy minha coleção nipônica cresce a passos largos. O avião finalizado essa semana, em que novamente servi de Beta tester é o Kawazaki Ki-32.

ki32-8

O Kawasaki Ki-32 (九八式軽爆撃機 Kyuhachi-shiki keibakugekiki) ou bombardeiro ligeiro de um só motor tipo 98, foi um bombardeiro tático utilizado pela Força Aérea do Exército Imperial Japonês na segunda metade da década de 1930 até os primeiros estágios da II Guerra Mundial. A indústria aeronáutica japonesa tinha o costume de projetar aviões naquele tempo não para necessidades futuras mas sim para presentes. O estado-maior do Exército Imperial, ficara impressionado com vários tipos de aviões de ataque que os Chineses estavam colocando em serviço durante a guerra sino-japonesa que se arrastou ao longo dos anos de 1930, notadamente chamavam a atenção o Vultee V11G e o Northrop Gamma 2E, assim as autoridades japonesas emitiram um requerimento em 1936 através de concorrência publica para escolher um novo avião de ataque tático moderno, para substituir os biplanos japoneses de mesma função (notadamente o Mitsubishi Ki-3 e o Kawazaki KDA Type 88) a Mistsubishi e a Kawazaki foram as finalistas. A primeira apresentou um monoplano elegante e avançado com trem de pouso fixo cantilever com polainas e motor radial, já a Kawazaki apresentou um monoplano com linhas um pouco mais feias e ortodoxas e com um motor em linha Ha 9. Ao final o Ki-32 foi o perdedor da concorrência, porém ironicamente a necessidade de aviões com a escalada do conflito chinês colocou os dois tipos em produção, e o Ki-32 foi produzido em maior quantidade que o Ki-30. Conhecido entre os aliados com o codinome “Mary” foi utilizado apenas nos primeiros estágios da II Guerra Mundial, notadamente contra as forças da Commenwealth, sendo relegado depois a treinamento. Modelo beta da Murph’s Models.

Uma comparação com o seu companheiro o Mitsubishi Ki-30 “Ann” do mesmo editor (Oddball label) e na mesma escala:

10552647_10201130239456478_3682942325226496004_n 10511318_10201130239416477_7693910751213904979_n

Até  a próxima…

Grumman F6F-5 Hellcat – Thaipaperwork – 1/100

O Hellcat dispensa comentários e apresentações! O F6F-5 foi  um dos principais caças navais americanos da II Guerra Mundial, amplamente utilizado durante a guerra do Pacífico contra os japoneses. Este modelo representa um dos Hellcats pilotado pelo ás da Marinha Americana David McCampbell,  o “Minsi II”.

mccampbell

Mc Campbell foi o principal piloto da esquadrilha VF-15 baseada no porta-aviões USS Bon Home Richard. Terminando a guerra com 34 vitórias contra a aviação japonesa, sendo agraciado com a Medalha de Honra do Congresso, a mais alta condecoração militar norte americana. Modelo Thaipaperwork nativo na 1/100 e a minha mais recente adição a coleção US Navy.

O Hellcat é mais uma das adições do Nobi  sua coleção na escala 1/100, é um modelo apesar do tamanho bem simples de ser construído, e que fica muito simpático quando finalizado. O modelo é gratuíto e pode ser baixado aqui.

Kawanishi H6K4 Type 97 “Mavis” e Isuzu TX 40 Type 75 na escala 1/100.

Amigos e amigas

Ele finalmente ficou pronto, o assunto da vez é o “Barco Voador Largo Tipo 97″ (九七式大型飛行艇) conhecido também como Kawanish H6K (Codinome aliado: Mavis). O H6K foi desenhado para um requerimento da Marinha Imperial japonesa de 1934 para substituir hidroaviões da Marinha que já estavam em uso e em geral eram modelos produzidos sob licença, dizem que a equipe de projetos da Kawanish roubou na Inglaterra as plantas e desenhos do Sikorsky S-42 que deveria ter sido produzido na Short Aircraft, mas isso é lenda. Com certeza o S-42 e o H6K tem semelhanças, mas a máquina japonesa era melhor em termos de desempenho, com notável autonomia e pesado armamento, foi usada com sucesso pelos japoneses na campanha da China e nos primeiros estágios da II Guerra Mundial, após 1942 tornou-se vulnerável a caça aliada sendo relegado a missões de transporte ou secundárias. Modelo da Murph’s Models, caminhão Isuzu da Scissors and Planes, escala 1/100.

Preparação Final da Montagem

Detalhes

Modelo Finalizado

Eu particularmente gostei muito de construir esse modelo, embora os modelos da Murphs Models sejam sempre bem acessíveis para montar, o H6K exige um pouco mais de habilidade na construção, principalmente na quilha e nas asas, pois essas são dividas em quatro pedaços e exigem cuidado no seu alinhamento. No mais eu recomendo. A escala original é a 1/63, o modelo fica enorme neste tamanho, podendo praticamente transformar-se numa peça de museu.

O H6K pode ser adquirido por US$ 7,00 aqui.