Farewell José Reis

As notícias que me fazem publicar hoje não são nada agradáveis. Ontem faleceu após longa luta contra o câncer o meu amigo e modelista José Reis.

Não conheci o José Reis (conhecido na comunidade papel-modelistica internacional como Zé Reis) pessoalmente, estávamos unidos pela maravilhosa empatia que a internet pode produzir entre as pessoas, de as aproximar por interesses comuns. Mesmo estando a um oceano de distância.

O Zé Reis era um papelmodelista de grande habilidade, talvez um dos melhores do Mundo na minha humilde opinião, tinha um gosto extremamente eclético nas suas montagens, que eram caracterizadas por um intenso planejamento, meticulosa pesquisa e execução primorosa do trabalho, caracterizada por pinturas, desgastes e excelente aparência geral dos modelos, sendo que em muitos casos é bem difícil dizer o que era de papel e o que não era…

O Zé Reis ficou mundialmente famoso com a criação do modelo da casa do Karl da animação “Up – Altas Aventuras”, é um modelo extraordinário que apresenta mais de mil peças, que o meu amigo partilhava mediante solicitação via email no seu blog.

Além de exímio modelista José foi uma grande figura humana, dotado de um agudo bom senso, sendo extremamente gentil, educado, culto na maior variedade de assuntos que travavámos no forum do CCCP.

Foi um defensor intransigente do papelmodelismo, sendo infelizmente incomprendido em alguns momentos por algumas pessoas, inclusive sendo “expulso” de certo sitepor defender a não utilização de modelos piratas.

Da minha parte, só posso dizer que foi uma honra conviver com tal pessoa, mesmo que virutalmente, pois foi um exemplo de homem na vida real, um exemplo de modelistas, onde fazia questão de partilhar todo o seu conhecimento a quem estivesse interessado, não tinha vaidade nenhuma em seu trabalho, que ao contrário de muitos afetados, consideram o hobby a razão de viver, Zé Reis vivia na verdade muitas razões e o hobby era apenas uma dela.

Adeus meu amigo. Sentiremos saudades!

 Para quem quiser se manifestar ou escrever uma nota, no fórum da Modelismo na Net há um tópico fixo para despedidas. :(

Comments

Sobre Peres

Historiador, consultor político, gaúcho, gremista, petista, maragato, tico-tico no fubá e outras meldas...
Marcado , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

One Response to Farewell José Reis

  1. Diamantino Mateus diz:

    Fiquei muitissimo triste com esta inesperada noticia.
    Sentimentos à família e que o Zé esteja num sitio melhor do que nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>