Cierva C30: Helicóptero, Avião? Uma esquisitisse na escala 1/100

Bem amigos, novamente um modelo diferente, esse foi construído antes do AT-9, e também foi uma montagem para o catálogo do amigo Roman Vasyliev ( O famoso Der Kampfflieger). O avião mostrado aqui é um tipo diferente pois não é bem um avião e muito menos um helicoptero. É um autogiro.

O Autogiro é um tipo de aeronave que tem sustentação por asas rotativas, ao contrário do helicoptero o rotor se movimenta independente do motor que em geral tem uma hélice que proporciona a propulsão.

No período entre as duas guerras mundiais, muitas nações desenvolveram ou utilizaram autogiros, sendo que na União Soviética, Japão e França os autogiros tiveram ampla utilização nas forças armadas. Os EUA chegaram a desenvolver diversos modelos nos anos 30, mas depois caminharam em direção ao desenvolvimento do helicóptero, assim como os alemães.

O modelo retratado aqui é o Cierva C30, um dos mais populares e mais produzidos autogiros nos anos 30, sendo utilizado por muitas nações antes e durante a II guerra mundial.

Este C-30 em particular, pertenceu a Marinha Espanhola, e foi pilotado em 1934 pelo próprio Juan de la Cierva para pousos em navios em movimento.

O modelo foi desenhado pelo meu amigo Roman Vasilyev, é um dos seus primeiros modelos que sofreu um revamp este ano na forma de um multi-kit com várias opções de montagem.

Ele foi originalmente desenhado na escala 1/48, mas como de praxe eu reduzi para a escala 1/100. Acho que ficou muito bom, eu particularmente gostei bastante dos resultados.

Até a próxima pessoal!

Comments

Sobre Peres

Historiador, consultor político, gaúcho, gremista, petista, maragato, tico-tico no fubá e outras meldas...
Marcado , , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>