Diário de Montagem Tupolev TB-3 Zveno Aviamatka (Parte 1 TB-3)

Bem amigos vamos agora publicar o diário dessa montagem que consumiu dois meses de trabalho intenso direto. Lembrando que ela também está publicado em português no fórum do Clube do Canhão e no Plastibrasil.org e em inglês no papermodelers.com. O modelo está a venda na Murph’s Models e eu realizei toda montagem beta.

Começando o projeto:

Para fazer o Zveno Aviamatka necessitamos além do TB-3, dois Polikarpovs I-5, um Grigorovich I-Z e dois Polikarpov I-16 Type 5, cabe ressaltar que estou testando esse papermodel para o designer original, ele ainda não está a venda no mercado. A escala é a famosa WSAM (que equivale a 1/60), mas eu reduzi para a nossa camarada 1/100.

Os modelos não tem cockpit detalhado, a não ser o TB-3, mas apresentam motores radiais muito bons e texturas bem legais, acho que teremos condições de mostrar um bom projeto para os amigos.

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As peças do TB-3, notem que a fuselagem é dividida em quatro grandes seções, por ter o formato de caixa não prevejo grandes dificuldades na montagem. Acredito que a proa seja a parte mais dificil nessa etapa…

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Aqui o I-16 Type 5, o modelo mais fácil dessa empreitada, por que não tem motor e nem trem de pouso, dois foram impressos…

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Aqui o Polikarpov I-5, o I-5 foi um caça muito semelhante ao Boeing P-12E, que foi usado pela VVS na primeira metade dos anos 30, de fato ao irromper a Grande Guerra Patriótica, várias centenas ou estavam servindo a aeroclubes ou em unidades de segunda linha da Aviação de Frente. O modelo é bem típico da Murph’s Models (Antiga Oddball Design), a maior dificuldade prevista é no alinhamento da asa superior e nos cabos, este modelo teve que ser impresso duas vezes.

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Finalmente o Grigorovich I-Z, este caça também chamado de IP-1 P de Pancernik (Canhão) é um dos tipos mais desconhecidos em operação na União Soviética nos anos de 1930, era destinado a atacar bombardeiros inimigos ou atuar na função anticarro, pois tinha um canhão de 37 mm disparando através do eixo da hélice, para atuar nos Zveno, os IP-1 tiveram seus canhões removidos transformando na variante I-Z de assalto (capaz de carregar bombas pesadas nas suas asas). Por ser um monoplano, não estou prevendo grandes dificuldades na montagem deste.

Devagarito no más vamos começando a montagem desse leviantan. Quando estou com gás num projeto em geral começo por partes tediosas e repetitivas, comecei por parte do trem de pouso, pelo sistema de rodas duplas…

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Até aqui nada demais, o único detalhe foi pintar a parte de trás do sistema de eixos.

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As rodas com suas quinas pintadas de cinza cortadas e preparadas para a montagem.

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A montagem sendo preparada…

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Vamos a mais uma atualização de sábado e domingo…

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Começamos preparando o cockpit do TB-3, inicialmente pelo habitáculo e pelos assoalhos dos pilotos…

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Depois fui para os assentos e os comandos de controle são peças diminutas na 1/100, acabei esquecendo de fotografar os comandos mas são peças simples…

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Cockpit finalizado…

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Aproveitei no embalo e fiz o former interno da asa, são um conjunto de peças simples na forma de “caixas”…

A montagem começou por parte da fuselagem, com especial atenção aos postos de defesa do meio da aeronave…

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Nesta sequencia de fotos temos os detalhes da construção da metade para trás da fuselagem, notem, que a parte dos postos de metralhadoras tem um vazamento negativo em relação ao dorso, deu um certo trabalho executar isso, o segredo foi colar parte por parte. Para eliminar o branco do papel por que o posto é visível, pintei com “black green” da corfix a parte interna, deu para dar uma quebrada penso eu.

Bem amigos mais um conjunto de updates,dessa vez em cima da segunda metade da fuselagem…

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Comecei colando a parte de cima da fuselagem, aba por aba.

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Colagem do nariz com a sua forma característica de barco…

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Montagem do degrau do nariz.

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Inicio da colagem da lateral, notem os reforços perto do buraco do cockpit (que ainda vai ser aberto) são nas partes curvas que podem romper quando abrirmos esse espaço.

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Peça preparada para receber o cockpit…

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Cockpit instalado, se conseguimos sucesso na construção das partes curvas da fuselagem ele encaixa muito bem…

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Colando o intra dorso da fuselagem…

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Colei o vidro do bombardeador, pétala por pétala…

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Close no cockpit…

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Fiz então a cauda…

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Juntei as duas metades da fuselagem e montei a cauda, ainda restam uns pequenos detalhes que precisam ser pintados. Mas uma parte importante do modelo do TB-3 está feito.

Eu também acho, mas se fizer não termino mais esse projeto kkkkk.

Bem amigos após um pequeno hiato vamos começar a preparar a montagem das asas.

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Antes eu construi às hélices. Tenho esse costume, entre uma montagem e outra, de fazer partes repetitivas.

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A sequencia de preparação das peças das asas, elas precisam secar bem por que foram separadas nas faces, isso para quando forem formadas não houverem descolamentos nos bordos de ataque, em geral 24 horas.

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Abertura dos buracos que acomodam os reforços internos das asas e dos estabilizadores.

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Primeira parte do braço interno e o conjunto dos estabilizadores.

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Montagem dos estabilizadores…

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Peças coladas.

Bom amigos! Voltando a nossa montagem, tempo de atualizar com a construção das asas, que são obtidas com vários segmentos uma parte perigosa da montagem, pois se elas empenarem, adeus trabalho…

Antes instalei o resto da verga volumétrica…

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Início da montagem das asas pela raiz, começa-se colando por baixo…

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Segmentos exteriores, sempre verificando alinhamento…

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Pontas coladas e objetivo cumprido. Como a colagem é demorada, o trabalho adentrou-se por dias…

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Hoje domingo de carnaval, o desfile será na bancada fazendo as naceles dos motores.

Bem amigos vamos atualizando a nossa montagem do TB-3.Após o desafio da montagem das asas vamos para as naceles, um trabalho chatinho pois é bastante repetitivo… As naceles tem um formato ovaloide o que dá um certo trabalho para formar, a abertura das mesmas para adaptar ao bordo de fuga necessitou de pequenos ajustes, mas nada impossível de ser realizado.

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ImagemZoom in (real dimensions: 1024 x 768)ImagemAs duas primeiras partes eram coladas na asa e depois de bem secas, partimos então para a construção da segunda parte, com o seu formato peculiar…Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

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Com todas as naceles feitas, partimos para a montagem dos escapamentos que são “meio tubos”, que precisam ser conformados as naceles…

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Com mais uma etapa feita, vamos agora para o trem de pouso.

Montagem do trem de pouso, um conjunto simples, apesar do formato complexo do original…Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

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Iniciei a montagem pela perna principal, e depois foi colando os outros segmentos com super bonder em gel, por dentro dos tubos foi vertido um pouco de bonder também para dar uma certa rigidez ao conjunto.

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Muita gente me pergunta, mas bah como voce consegue fazer uns tubos tão retinhos? O segredo esta aí, tenho uma profusão de agulhas de costura de todas as bitolas que são utilizadas para conformar os tubos e também para fazer a colagem. ;)

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Já com as patas no lugar :mrgreen:

Continuando com os nossos updates:Foi o tempo de realizar pequenos detalhes como os postos de defasa do TB-3, começamos pelos scarf riggings…Zoom in (real dimensions: 800 x 600)ImagemZoom in (real dimensions: 800 x 600)ImagemZoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Como as metralhadoras oferecidas no modelo ficam muito difíceis de serem montadas, acabei utilizando-me de papel cartão vivaldi na cor preta para as fazer de uma unica peça cortada, com exceção dos tambores de munição, que foram fabricados com um vazador cirurgico, as manoplas das metralhadoras foram pintadas com tinta marron claro também…

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Além das metralhadoras outro detalhe custom no modelo que dá para ver na foto acima são as antenas de rádio com os seus respectivos cabos, que são feitos de aço monofilamento. Falando nisso outro detalhe interessante do TB-3 é que conjunto de cauda é todo braçeado por cabos de vôo, que também foram simulados aqui…

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Um close geral das adições…

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E dou a primeira parte do Zveno finalizada, no próximo post mais fotos do TB-3 finalizado. :mrgreen:

Uma capa de verniz e ave mãe está pronta para receber os parasitas…Zoom in (real dimensions: 800 x 600)ImagemZoom in (real dimensions: 800 x 600)ImagemZoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

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 Eu não consigo resistir a fazer algumas comparações de tamanho com outros aviões da minha coleção na mesma escala…

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Com o Martin B-10 (Martin 139WAN), notem que são da mesma época, e o B-10 era até o surgimento do B-17 o bombardeiro mais poderoso em serviço do USAAC, os EUA tiveram outro grande bombardeiro pesado o Curtiss Condor, que era um biplano anos luz atrás do TB-3

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Com o MiG-3, aqui dá para ver o tamanho da trozoba…

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Com o Caproni Ca 3, notem que o Ca 3 foi um dos melhores bombardeiros da I Guerra Mundial, apenas dez anos separam a concepção desses dois projetos…

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Com o North American B-45 Tornado…

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Uma comparação com o Mitsubishi B2M1 Type 89, são da mesma época, os japoneses não tinham uma aviação estratégica, a coisa mais parecida (e pequena que eles tinham como bombardeiros na primeira metade dos anos 30 eram os bombardeiros médios Mitsubishi Ki-1 e Ki-2 “Luise” bimotores, praticamente do tamanho do B-10, já mostrado aqui.

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Aqui eu acho que dá para ter uma idéia do gigantismo do TB-3, junto com o KC-97G, não esqueçamos que esse avião é um derivado do Boeing B-29, a envergadura de asa é praticamente a mesma.

A primeira parte do projeto está pronta. Esse fim de semana começo os caças parasitas, vou começar pelos inferiores, possivelmente pelo Grigorovich I-Z.

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Sobre Peres

Historiador, consultor político, gaúcho, gremista, petista, maragato, tico-tico no fubá e outras meldas...
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