Diário de Montagem Tupolev TB-3 Zveno Aviamatka (Parte 2 I-Z e I-16’s)

Iniciei o Grigorovich I-Z, o caça que vai na barriga do TB-3, comecei pelo cownling e pelo motor.

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Acredito que até o começo da semana que vem eu tenho ele pronto e ancorado no TB-3, vamos ver…

Bem amigos dando continuidade aos adereços do nosso TB-3, demos andamento no Grigorovich I-Z.O Grigorovich I-Z, considerado um avião canhão, foi desenvolvido a partir de uma fuselagem de um caça biplano Polikarpov I-5 e seu motor. O I-Z era um monoplano braçeado que tinha dois canhões sem recuo Kurchevski DRP (APK) de 75mm, dimensionados para atingir (e abater) um bombardeiro inimigo com apenas um disparo. Ideias malucas soviéticas! O I-Z foi usado no experimento Zveno Aviamatka, e é exatamente o que esse modelo representa, uma das aeronaves dessa configuração.

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Depois de feito o motor, partimos para a fuselagem do nosso amigo, bastante simples por sinal de ser montada…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Começamos montando as duas primeira partes do centro e a raiz da asa.

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)ImagemZoom in (real dimensions: 800 x 600)ImagemZoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Um artifício comum para manter a corda da asa na colagem é inserir palinetes metálicos de manicure e palitos de dentes, a colagem fica impecável.

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Colamos o firewall do motor e a parte de trás da fuselagem onde se encaixa a cauda…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Começei então a preparar os segmentos da asa, ela é toda partida em função da corda assimétrica por conta do arranjo dos canhões nas asas.

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)ImagemZoom in (real dimensions: 800 x 600)ImagemZoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Notem a corda assimétrica a qual eu estava falando antes…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Um visual de baixo

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Até aqui a pior parte da montagem ao meu ver está conclusa… Continua no próximo post :arrow:

Retornamos a carga montando a cauda do nosso amigo que curiosamente a empenagem horizontal é quase em “T”…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Colei os tirantes de braceamento dos estabilizadores nos seus devidos lugares, são peças pequenas feitas de papel enrolado…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Preparei a mira, para-brisa e santo antônio do nosso amigo…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Uma geral de como está ficando…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Com o conjunto bem seco preparamos o trem de pouso com suas pernas e o montantes de braçeamento das asas…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Peças alinhadas e secando…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Montantes instalados…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Rodas e bequilhas…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Cownling instalado…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Hélice instalada.

Finalizado…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Será que está mesmo fnalizado? Falta alguma coisa não acham? Aqui está o equipamento de acoplamento, desacoplamento do aviamatka…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Na próxima atualização, a acoplagem na barriga do TB-3…

Lá vamos nós com a grua de encaixe e desencaixe do I-Z.

Zoom in (real dimensions: 600 x 800)Imagem

Começamos colando as faces e depois de bem seco (24H) vazamos a peça…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

A grua de ancoragem pronta…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

A grua sendo colada na barriga do TB-3 na posição que escolhi, para liberação do I-Z…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Pendurado na mamãe :lol:

Bem o próximo passo agora é montar os caças I-16 que vão encaixados na parte de baixo das asas… Até lá… :mrgreen: :twisted:

Bem amigos, após uma pequena pausa, estamos de volta com a montagem dos outros penduricários do Zveno, dessa vez são os caças Polikarpov I-16.

Nos experimentos Zveno o I-16 foi muito usado, introduzido a partir de 1935, ele tinha vantagem de ter o trem de pouso escamoteável, o que diminuia consideravelmente o arrasto e facilitava os engates, de fato a configuração Zveno 5 com dois I-16 embaixo da asa do TB-3 no fim foi considerada a ideal e utilizada no composite SPB que já falamos lá atrás…

Cortei todas as peças dos dois aviões, aqui considero a montagem rapida, já que não tem motor e nem trem de pouso, a espectativa é que os dois I-16 estejam pregados no TB-3 na segunda-feira.

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Depois separei as peças que compõem a fuselagem., pintei as quinas…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Comecei a montagem pelo centro da fuselagem para acomodar a raiz da asa, vamos ver o que sai…

Zoom in (real dimensions: 600 x 800)Imagem

Bem amigos apesar do pequeno sumiço continuei trabalhando nos Polikarpov I-16 Type 5 e finalmente os colei embaixo das asas do TB-3. Vamos resumir a montagem.

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Colei a raiz das asas e coloquei as tradicionais escoras.

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Depois de tudo bem seco iniciei a montagem dos outros componentes da fuselagem.

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Fuselagens completas…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Montagem das asas, importante manter o diedro que é bem característico do I-16…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Colei as raízes das asas, com cuidado e pouca cola.

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Leme vertical.

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Carenagens dorsais e cockpit.

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Estabilizadores…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Raízes dos estabilizadores.

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

No embalo fiz os spinners e as paz das hélices…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Os bichinhos quase prontos…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Finalizados…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)ImagemZoom in (real dimensions: 800 x 600)ImagemZoom in (real dimensions: 800 x 600)ImagemZoom in (real dimensions: 800 x 600)ImagemZoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Finalmente tratei de preparar as gruas que seguram os I-16 nas asas do TB-3, elas foram coladas com CA para produzir um reforço para montagem.

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)ImagemZoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Tem que tomar cuidado com o posicionamento das gruas, eu colei com cuidado e espaçadamente os I-16 nos seus lugares…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Etapa finalizada…

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Zoom in (real dimensions: 800 x 600)Imagem

Bem amigos está quase, agora é fazer os penduricários da parte de cima, no caso os Polikarpov I-5, até lá…

Comments

Sobre Peres

Historiador, consultor político, gaúcho, gremista, petista, maragato, tico-tico no fubá e outras meldas...
Marcado , , , , , , , , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>