Black Tiger – Patrulha Estelar – Uma Abordagem Artesanal

Amigos e amigas, apresento um modelo concluso em 2009 de um tema que para mim é muito caro e especial: modelos do saudoso desenho Patrulha Estelar.

Esta série japonesa criada na segunda metade dos anos 70, é um dos ícones da cultura Pop no Japão, e acabou influenciando toda uma geração de designers nos anos 80, tanto no campo dos desenhos animados, como em outras mídias que surgiram nesta década como por exemplo os video-games.

A série anda sempre em volta da onipresente Yamato, uma reconstrução do navio de guerra japonês da II guerra mundial em formato de nave, tem um argumento e personagens extremamente fortes, uma música incidental e de tema marcante, e aquele sempre competente planejamento visual e plástico aos desenhos que só os nipônicos conseguem executar.

A série tem milhões de fâs espalhados pelo Mundo e está bem viva, com um novo desenho, um filme Live-Action em cartaz no oriente desde janeiro, e claro com toneladas de revistas, artigos, produtos e modelos…

No Brasil a Patrulha Estelar, foi exibida pela extinta TV Manchete, um dos conglomerados de comunicação da Família Bloch que teve o seu auge de popularidade na segunda metade dos anos 80. A Patrulha era exibida em 1984 no programa Clube da Criança que alavancou a famosa Xuxa Meneguel como apresentadora de programa infantil.

Curiosamente, apenas as duas últimas temporadas do desenho foram exibidas no Brasil: O Cometa Império ( The Empire Comet) e A Crise do Sol (Bolar Wars), a primeira temporada: A Busca por Iscandar (The Search of Iscandar), nunca foi exibida em TV aberta no Brasil (embora exista uma lenda urbana que a Manchete a apresentou um ano antes apenas no Rio de Janeiro quando era uma TV local). O fato é que o público brasileiro conheceu naquele tempo essa série como um longa que era vendido ou distribuido em locadoras em VHS.

Desde gurizote, quis ter modelos das naves da Patrulha, no tempo que fui plastimodelista, era muito difícil adquirir esses modelos, que em geral eram injetados pela Bandai e mais se pareciam com brinquedos.

Com o advento do Papelmodelismo, até surgiram alguns modelos por aí, notadamente da própria Yamato, por que das naves menores e mesmo das inimigas ainda hoje existe uma grande lacuna que nunca foi preenchida.

Existe uma publicação japonesa em forma de revista que traz a Yamato e os caças Black Tiger e Cosmo Zero para montar. Mas esses modelos são relativamente fracos, de modo que decidi a fazer em scratch o meu próprio Black Tiger, caça da Yamato na 1ª temporada do desenho.

O modelo foi desenhado na escala 1/100, inicialmente pensando em ser feito com interior e trem de pouso, mas no meio da construção, resolvi construí-lo sólido, o que acabou sendo mais em conta.

Inicialmente desenhei em cima de uma planta os formers e a maneira que pensei o sistema construtivo, que está muito próximo dos modelos comerciais de papel de aeronaves: formers internos com revestimentos que formam cones.

Fiz um desenho 3D, para imaginar certas formas e verificar a viabilidade de construir o modelo conforme estava planejando…

Inicialmente construí os formers com papel bismark e kraft entre gramaturas de 320 à 420g…

Depois revesti com sulfite entre 90 à 75g e pintei o modelo de acordo com as minhas referências com tintas acrilícas Decorfix e Acrilex.

Depois de 75 H/T os resultados foram esses:

As linhas de painel foram constituídas com caneta gel na cor prateada, e a âncora da EDF como pedestal foi feita com papel Kraft e madeira balsa. O modelo apesar de ter dado um pouco de trabalho, para mim ficou bom, me encorajando a construir outros modelos da saga em papel e materiais diversos. Até a próxima pessoal…

One Response to Black Tiger – Patrulha Estelar – Uma Abordagem Artesanal

  1. Princess diz:

    Sed, amigos, jnaesmtute este af1o vamos con dos nuevos proyectos ya confirmados: el II Concurso Escolar FAP con el armado de la re9plica del avif3n de Quif1ones en papel: el NA-50, el cual estoy terminando de disef1ar, recordemos que el primer concurso lo promoved con la re9plica del Ble9riot XI. Y el segundo evento importante es con la Municipalidad (Ayuntamiento) de Bellavista, Provincia Constitucional del Callao, el cual comprende tres exposiciones educativas, abarcando los tres centenarios de este 2011 en Perfa: Aviacif3n, Submarinos y MachuPichuu; para los tres casos se este1n trabajando maquetas de papel que sere1n la base de concursos de papercraft, dibujo, comprensif3n lectora y abarcaran un programa de fomento de la lectura que estoy trabajando junto con los amigos de la municipalidad y el Director de Cultura de la misma. Les cuento esto a manera de primicia =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>