Retrospectiva Modelista 2011

Bem amigos e amigas, o ano de 2011 encerrou-se, e lá vou eu a escrever a tradicional retrospectiva modelistica de 2011. Esse ano foram 33 modelos montados, acho que não consegui fazer mais coisas, por conta do tempo, afinal passei um ano estudando. Este ano não pretendo voltar para a academia, pois ainda estou pensando bem em um projeto de mestrado que possa me gerar uma bolsa.

Mas vamos falar dos kits? Esse ano foram feitos alguns projetos bem interessantes no campo da Aviação 1/100, como o Caproni Ca 3 e o Siemens R1 grandes biplanos da I Guerra Mundial, outro modelo que gostei muito de montar foi o Fairey III “Santa Cruz” que foi feito nas minhas férias de verão. Ficção esse ano a coisa foi novamente devagar, mas tenho alguns modelos para apresentar para os amigos sendo uns scratch outros papermodels. Mas bueno, vamos começar.

Janeiro

Grumman TF-9J Cougar – Fiddlers Green – Para começar um modelo simples na 1/100, porém para esquentar as turbinas foi perfeito, apesar de não ser uma boa representação do avião e um dia eu penso em fazer um modelo melhor.

Wing Commander I – Péricles Papermodelstudio – Uma das naves da Confederação Terrestre no clássico jogo Wing Commander I de 1991, dessa vez a nave foi o transporte Drayman na escala 1/300, esse modelo está disponível para baixar no site papercommander.

Fevereiro

Blohn und Voss BV 213.03 – Der Kampfflieger – Esse modelo foi em envaido para ser testado pelo amig Roman Vasyliev, justamente por estar na escala 1/100 é bem simples porém altamente efetivo, mais uma importante adição para a minha coleção na escala 1/100

Fairey IIIF “Santa Cruz” – Lad ‘N’ Dad (Repaint Péricles Papermodelstudio) – Um dos meus aviões favoritos da minha coleção 1/100, esse modelo foi feito para o GB papermodels do Panzermodel Fórum, tendo o trabalho sendo iniciado ainda em dezembro de 2010 e finalizado na metade de Fevereiro, o repaint disponivel para venda na Ecardmodels.com, representa o avião histórico que Gago Coutinho e Sacadura Cabral usaram para fazer o trecho final da viagem histórica que cruzou o Atlântico em 1922 de avião pela primeira vez.

PZL P-24G – Models by Marek – Um modelo montado “direto da caixa” mas sempre na escala 1/100 foi o caça de exportação da PZL baseado no famoso PZL P-11. O P-24 diferia pela motorização, um pouco mais potente, equipamento de rádio e armamento mais pesado, este exemplar está nas cores da Real Força Aérea Grega em 1941 ao tempo da invasão nazista à Grécia.

Março

Nieuport 24C-1 – Der Kampfflieger – Este modelo foi feito na escala 1/100 para um GB Especial do Panzermodel chamado I Guerra.

Grumman F4F-3 Wildcats (cores pré-guerra) – Thaipaperwork (Repaint Péricles Papermodel Studio) – O Wildcat é um dos meus aviões navais favoritos de todos os tempos, então repintei e montei na 1/100 em março (e em dose dupla),  dois exemplares nas cores do pré-guerra com aquelas coloridas anti-camuflagem da USN que os F4F3 ostentaram por pouco tempo. Lembrando que esses repaints estão disponíveis para compra na ecardmodels.com são três pois tem um outro Cat em light gray também.

Siemens R1 – Der Kampfflieger – Este foi outro modelo na escala 1/100 que o Roman me enviou para testar a montagem, que foi feita em uma semana, um verdadeiro desafio! Aproveitei e participei com ele também no GB I Guerra do Panzermodel Fórum.

Abril

Galaxian “Composite Fighter” – Péricles Papermodel Stúdio – Modelo scratch represnetando a nave do jogador no antigo fliperama “Galaxian”, esse modelo foi “gestado” por bastante tempo sendo retomada a sua montagem e finalizadas apenas em abril.

Convair F-102 Delta Dagger – TSMC – Indo para a era do jato o primeiro modelo do mês foi um clássico da Guerra Fria, o Convair F-102 Delta Dagger, um freebie projetado pelo grupo TSMC (Tokio Solid Model Club), modelo originalmente na escala 1/72, de grande qualidade que reduzi como sempre para a escala 1/100…

Yokosuka E14Y “Gleen” – Péricles Papermodel Studio – Esse scratch na escala 1/100, foi objeto de modelo da semana ganhando o POTW no papermodelers.com, foi feito para o GB especial Pear Harbour do site Panzermodel Fórum.

Julho

Caproni Ca 3 – Der kampfflieger – Eu considero esse um dos meus melhores modelos na 1/100, a montagem começou em fevereiro em pleno Carnaval e terminou com alguns hiatos apenas em pleno e tenebroso inverno que fez em 2011 na metade de julho. Foi feito para o GB I Guerra do Panzermodel.

Nieuport 17 (DUKWS) – Prudenziatti – Já que estava na febre dos aviões da Grande Guerra, fiz mais um, dessa vez para o concurso no papermodelers.com em homenagem ao reaparecimento e disponibilidade de download dos modelos de Fabrizzio Prudenziatti, o Nie 17 foi reduzido para a escala 1/100 como sempre.

Agosto

Korozawa Ko-3 – Prudenziatti – Essa sem dúvida é uma das versões mais esotéricas do Nieuport 24, trata-se de representar as máquinas construidas sob licença no Japão durante a década de 20, outro modelo feito para o mesmo concurso do Nieuport 17.

Lockheed F-80 Shooting Star – DGA (Repaint Péricles Papermodel Studio) – Este modelo na 1/100 foi feito para desopilar dos biplanos, pois é de montagem bem simples, o rpaint nas cores do 1º/14ºGAv da FAB eu tinha feito em 2010, mas resolvi dar vida a montagem praticamente um ano depois…

Nieuport 24 – Prudenziatti – O último de agosto, ainda as voltas do concurso organizado lá pelo povo do Papermodelers.com, saiu este aqui, mais um Nie 24 nas cores da Força Aérea Italiana, engrossando as fileiras dos meus 1/100 da I Guerra Mundial.

Setembro

Lisppich P.04II – Der Kampfflieger – Outro modelo que o Roman me enviou para testar a sua montagem, trata-se de uma curiosa asa voadora de propulsão convencional, mais uma adição 1/100 para a minha coleção Luft 46.

Breda Ba 65 Bis – Prudenziatti – O último modelo que fiz concorrendo ao já referido concurso lá no Papermodelers.com foi o Breda 65 nas cores da Aviação nacionalista durante a guerra civil espanhola, reduzido como sempre para a escala 1/100.

General Dynamics F-16XL – Odd Ball Design – É a minha primeira montagem desse novo e talentoso designer, o amigo Aaron Murphy, que muitas alegrias tem me dado com o desenho de aviões navais extremante interessantes e raros bem como aviões norte-americanos que fazem falta no mundodo papel modelismo, a começar pelo F-16XL, que com muito gosto adicionei a minha coleção de protótipos na 1/100.

Outubro

Le Man Russ  Warhammer 40000 – Eli Patoroch – Esse modelo de SF foi feito para dar de presente de aniversário para um amigo que é simplesmente fanático pela série, o modelo é muito bom e fui contaminado pela coisa, tanto que acho que em 2012 teremos novos modelos da série… Mas dessa vez meus…

Soyuz TM-2 – AMX Papermodels – Outro modelo só que dessa vez na 1/100 que foi feito como presente de aniversário, gostei do resultado, o modelo foi montado em um dia! Me animei a tmabém fazer a minha própria coleção de astronáutica real.

Novembro

Space Manbow – Péricles Papermodel Studio – Outro scratchezinho multimédia (epoxy, madeira, papel, biscuit), representado a nave do jogador no clássico shooter da Konami para MSX 2. Gostei muito desse modelo, de modo que irei fazer outras naves do universo “MSX”.

Gloster Gauntlet Mk II – Prudenziatti – Esse modelo foi começado no concurso em homenagem a esse designer lá no papermodelers.com, porém não ficou pronto a tempo. Para um boa representação do gauntlet é necessário uma série de pequenos ajustes que tiveram que ser realizados nesse modelo.

Boeing P-26A Peashooter – Models by Marek –  O P-26 é um dos meus aviões favoritos do periodo entre-guerras, esse exemplar foi feito para o GB Pearl Harbour, lá no Panzermodel Fórum,  ficou um bom tempo parado de modo que a montagem foi finalizada apenas em novembro.

Dezembro

Mikoyan Gurevitch MiG-15 “Fagot” – Models by Marek (Repaint by Péricles Papermodel Studio) – Em fevereiro do ano passado eu repintei o clássico MiG-15 do Marek nas cores de diversas aeronaves envolvidas no conflito Coreano de 1950, pois a oportunidade de montar os cinco modelos apareceu quando do GB Russia do Panzermodel Fórum onde montei as  cinco versões numa tacada, o trabalho foi finalizado na metade de dezembro.

Martin 139WH-3 – Fiddlers Green (Conversão – Péricles Papermodel Stúdio) – A história dessa conversão começou em janeiro de 2010 quando desenhei o canopy no Corel, no inverno começei a repintar nas cores do ML-KNIL o B-10 da Fiddlers Green, porém a montagem foi feita na segunda metade de dezembro e literalmente finalizada no último dia do ano de 2011! Uma preciosidade para a minha coleção da II Guerra na 1/100!

Bem amigos por aqui fica essa retrospectiva. Será que ultrapasso a marca de 33 finalizados de 2011? 2012 dirá. Um excelente ano para todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>