Bem amigos, vamos aqui demonstrar a montagem desse modelo que é um dos mais desconhecidos tipos da família Nieuport 17/27, o Nieuport 21E1 nas cores da nossa Aviação Militar durante a década de 20.
Lembrando que essa página espelha uma série de diários de construção publicados em diferentes fóruns nacionais e internacionais:
http://www.clubedocanhao.com.br/forum3/viewtopic.php?f=49&t=3848
http://forum.plastibrasil.org/viewtopic.php?f=106&t=1140
Uma coisa chata e estranha quando a gente fala sobre esses antigos aviões em operação no Brasil é a falta de informações, quase não há fotografias do Nie 21 da AvM, para mim que tenho a formação de historiador me incomoda e me entristece profundamente esse tipo de coisa , pois nesse caso houveram algumas dificuldades na identificação do avião e das diferenças entre outros tipos derivados do Nie 17…
O modelo de papel é um e-model (vendido na forma de arquivo digital para ser impresso em casa ou em um gráfica expressa) produzido pelo tradicional editor Marek Pacynski (Models by Marek), muito conhecido entre os papel modelistas (e muuuuitooooo pirateado também), ele tem um kit do Nie-17 que esse humilde modelista que vos tecla repintou no Corel Draw nas cores da nossa Bandeira para representar um dos nossos pioneiros. Esse repaint é autorizado e se encontra a venda.
O modelo tem um número de detalhes razoáveis como cockpit e motor detalhado, para uma escala grande é apenas apresentável, mas para a 1/100 o exercício é perfeito.
Pesquisa e confusão:
Dada a falta de informações gerais sobre os “15 metros” na tia net, fui para os meus alfarrábios , tenho o windsock datafile sobre o Nie 17 e o primeiro volume do Nieuport Fighters da Albatross, o segundo fui obrigado a pegar uma cópia genérica
. Essas publicações ainda são as melhores sobre aeronaves da I guerra mundial. Pois fiquei bem confuso em relação ao que diversas publicações mais antigas como o Profile e o até mesmo o In Action diziam sobre o 21 (que era um motor e uma fuselagem do Nie 11 com as asas do 17). No Windsock e uma série de comparações em relação a fuselagem e os montantes centrais através de fotografias afastou esse temor.
Eu cheguei a preparar uma fuselagem do Nieuport 11 (que veio do kit do editor Der Kampffleiger) para ser usada com as asas do kit, mas no fim não foi necessário, apenas o cowling e o motor do Nie 11 serão transplantados para este projeto…
Preparação da montagem:
De posse de todos os dados iniciamos o corte de todas as principais peças do modelo e pintamos com tinta aquarela as quinas brancas de cada peça…
Posteriormente separamos todas as peças que deverão ser laminadas (coladas em um papel mais duro para obter resistência)
Observem que essas peças são em geral estruturas de reforço…
Falando um pouco sobre papel, o modelo foi impresso em papel sulfite 120g e os reforços são de papel cartão 240g…
Colamos as peças que necessitam de laminação no papel 240g. O ideal é deixar um dia secando…
Aqui vemos o motor e o cownling do Nieuport 11 de outro kit (e-model) do editor Der Kampfflieger, que utilizaremos para representar o nosso bravo “15 metros”, é por essas peças que iniciaremos a montagem propriamente dita…
Começo da montagem:
Começei a montar a fuselagem com as suas seções, colei as seções externas e uma das paredes do cockpit…
Ia começar a montagem pelo motor mas não me aguentei e ataquei na fuselagem mesmo…
Aqui dá para ver que já foram instaladas as cavernas o interior e o suporte das asas inferiores, faltando apenas a face inferior da fuselagem…
























Aproveitei e colei o assento e a moldura de couro do cockpit, são peças pequenas que exigem atenção na montagem…
Depois foi a vez do cownling, notem que é uma colagem delicada pois a peça não apresenta abas de colagem, primeiro encaixamos o former com textura que representa o berço do motor, e depois fatia por fatia das peças que compõem o cownling, notem que é de outro modelo (do Nieuport 11), essa é a mais proeminente caracteristica do Nie 21, o cownling recortado…
Asas inferiores construidas e coladas na fuselagem.






Aproveitei o embalo e colei o estabilizador, tomando cuidado com o alinhamento…
Já que estámos falando de cauda, foi a vez do timão de direção, notem a alma interna para dar volume a peça…
Posteriormente a cauda foi colada no seu devido lugar…
No embalo foi feita a asa superior, notem a peça de papel cartão que serve para dar volume a asa…
Trem de pouso:
Uma geral de como está ficando o danadinho…
Posteriormente, tratei de colocar os skins da bequilha e os montantes da cauda…
Eu em geral quando monto biplanos o modelo fica num suporte de colagem feito com tacos de isopor (jig), para a colagem dos montantes e da asa superior, isso facilita o alinhamento e a colagem correta das peças. Porém para chegar nessa etapa uma série de submontagens são realizadas, sendo uma delas a instalação de cabos de pouso e cabos de comando de cauda…
Em modelos 1/100 em geral utilizo cabo de aço monofilamento, usado para a costura de tendões e ossos. É um material legal para usar em pequenas escalas como a 1/100 e a 1/72. O modelo não é furado, de modo que não há costura, o segmento é simplesmente colado com cola CA, as medidas são obtidas com compassos de transferência…
As ferramentas utilizadas…
Primeiramente fabricamos os braços dos atuadores com papel metalizado 180g, depois foram instalados e coladas com cola branca secando umas quatro horas.
Começei a instalar os cabos…
Cabos de pouso…
Cabos do controle de vôo…
Por fim eu instalei os pneus e fiz as calotas das rodas. Os pneus foram laminados em papel 240g, lixados e pintados.
Instalei as calotas nos seus lugares, e então parti para o motor…
É um trabalho tedioso, por que as peças são bem pequenas na escala, mas com um pouco de calma, vai, notem que usei o motor do Kit do Nieuport 11 que eu havia falado lá no começo do tópico…
A partir daqui uma capa de verniz para proteger o modelo e esconder os manchados de bonder…
O modelo foi então instalado em um jig, essa ferramenta especializada que é feita com materiais bem simples é de grande ajuda na montagem de biplanos, por que com ela é possivel verificar o alinhamento, liberar as mãos para colagens, eu dificilmente um biplano sem usar esse recurso, a dica vale para o plasti também…
Começamos a instalação dos componentes da cabana central…
Esperando secar, tratei da “ferraria” que vai na asa superior, fiz os atuadores dos alilerons com amarrilho ortodontico dobrado e os braços dos atuadores com arame ortodontico 0040″…
Com a instalação desses elementos a asa foi cuidadosamente colada…
Notem os elementos que eu havia falado, eles estão um pouco fora de escala, mas para o objetivo de representar serve bem…
Preparei então a montagem dos montantes principais…
Eles primeiramente foram colados na asa superior com cola branca, depois de bem secos, a base foi colada com CA, para manter o alinhamento correto…
Partimos então para o rigging, os materiais são os mesmos descritos nos processos anteriores quando instalei os cabos de comando.
Iniciamos a sequencia de confecção dos cabos entre as asas, a vantagem de usar cabos rígidos é que eles não precisam ser custurados no modelo, basta medir o segmento e colar com CA, quem usa um método parecido no plastimodelismo é o grande modelista Mike Ashey, que já publicou vários livros pela Kalmbach (Editora da FSM)…
Diferentes etapas de confecção do Rigging do Nie 21…
Finalmente confecionei a hélice, mas me esqueci de tirar fotos da submontagem dela…
A partir daqui dou o modelo como finalizado.
Considerações:
Apesar de ser um modelo antigo para os padrões de hoje, e a necessidade de se ter a mão o kit do Nieuport 11 do Der Kampfflieger para sacar as peças e representar corretamente o Nieuport 21, é um modelo interessante e uma boa escola para aqueles papelmodelistas que querem começar na arte da montagem de biplanos.