Nieuport 15 Metros – Um Ilustre da I Guerra Mundial nas Nossas Cores.

O Nieuport 21 foi um dos muitos representantes da família Nie 17/27, esta subvariante foi desenhada por Gustave Delage em 1916, tinha basicamente a mesma estrutura do Nieuport 17, porém era equipado com um motor Clerget 9C menos potente e um cownling semi aberto semelhante ao do Nieuport 11/16. O Nie 21 foi desenhado basicamente como uma variante de treinamento avançado de caça, porém a premência por caças durante o ano de 1917 acabou por colocar essa subvariante na linha de frente. A Russia Imperial produziu esse modelo sob licença (porém com um motor Le Rohne de 110hp) bem mais potente através da fabrica DUX e usou até o fim do Czarismo, alguns exemplares foram usados depois na guerra civil russa e na guerra Soviético-Polonesa de 1920, os Americanos também compraram grandes quantidades do modelo que usaram na França para treinar os seus pilotos.

Zoom in (real dimensions: 570 x 278)ImagemNie 21 da Legião Tchecoeslovaca que lutou do lados dos aliados na grande guerra…

Após a guerra foi uma aeronave muito utilizada para treinamento avançado e como aeronave civil privada.

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Excelente montagem na 1/48 de um kit da Eduard que tirei do MnN, mostra bem as características do nosso amigo, a Arma de Aeronáutica Portuguesa foi outro grande usuário do tipo após a I Guerra…

Uma das primeiras coisas que a Missão Militar Francesa apontou no seu relatório premilinar ao Ministério da Guerra em 1919 quando se instalou era a necessidade de organizar-se o poderio militar do exército, a marinha já tinha começado a se equipar com aeronaves desde 1916 e o exécito após os malogros com o uso do avião para fins militares na campanha do Contestado em 1913, não quisera saber muito dessa nova arma de guerra, até que a maré da I Guerra tornou claro que o avião era uma das armas do futuro invariavelmente.
Os franceses, trouxeram entre diversos equipamentos, um lote de 20 aeronaves Nie21E1 para instrução, pois os tipos iniciais de combate da Av Militar eram o SPAD 7 e os Breguet XIV.

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Exemplar do MUSAL (é uma réplica, so o motor a hélice e a cauda são originais e apresenta um erro crasso!!! Tem o cownling do Nieuport 23, nunca usado por nós!!!)

Todas ficaram baseadas no Campo dos Afonsos na Escola de Aviação Militar. Por ocasião da eclosão da revolução de 1924 em São Paulo, todos os aparelhos foram deslocados para Mogi das Cruzes para combater os revoltosos. Lá foram adicionadas metralhadoras Vickers e um rudimentar porta bombas. Participaram os seguintes pilotos: Capitão Alzir Mendes Rodrigues Lima, 1º Tenentes Bento Ribeiro Carneiro Monteiro, Cícero Odilon Mafra Magalhães e Abelardo Servílio de Mesquita, 2º Tenentes Sylvio Canizares da Veiga, 1º Sargentos Luiz Aurélio de Godoy e Vasconcellos, Thomaz Menna Barreto Monclaro e Adalberto Coelho da Silva, 2º Sargento Manoel Antonio Machado, 3º Sargento Synval de Castro e Silva Filho; entre os observadores estavam o Capitão Amílcar Sérgio Velloso Pederneiras, 1º Tenente Vasco Alves Secco e 2º Tenente Aluno Altivo dos Santos Halfeld. Foram cumpridas 21 missões de observação, bombardeio e de ligação no período de 19 a 28 de julho. Sendo realizadas durante esse conflito 21 sortidas de ataque, reconhecimento, ligação e bombardeiro. Conhecido na Av. Militar como “Nieuport 15 Metros” por causa da área alar, após a revolução os Nie 21 ficaram em serviço até 1930. Uma réplica desse avião com componentes originais compõem o acervo do Museu Aeroespacial (MUSAL).

Para representar o nosso “15 metros” tive que usar de um recurso que até entao não havia ainda dado expediente: o kitbashing, ou seja transplantei o cownling e o motor do kit do Nieuport 11 do meu amigo Roman Vasyliev, para representar corretamente o Nie 21, o meu repaint, feito em cima do Nieuport 23 do amigo Marek, não levou em conta essa transformação necessária, embora já tenha visto fotos de Nie 21 com cownlings anelares sem fendas, não há segurança nenhuma que os nossos tenham usado  por aqui, então pelo duvidoso, considerando a falta geral de referências, optei pela montagem do modelo com essa característica que é o cownling recortado. No mais foi uma montagem sem grandes problemas, como voces podem ver pelas fotos, o resultado final ficou muito bom.

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