Guia de Montagem – Mikoyan Gurevich MiG-3 – 1/100 – Modelart

Bem amigos, lá vamos nós com um novo avião para este GB, a vítima dessa vez é o Mikoyan-Gurevich ou em russo Микоян и Гуревич MiG-3 (МиГ-3)

O MiG-3 foi o primeiro caça soviético feito ao tempo da II Guerra Mundial com a colaboração entre dois designers que estavam a tornar-se mundialmente famosos por sua longa série de aviões de caça: Artem Mikoyan e Mikhail Gurevich. O MiG-1 e seus sucessores dos anos de guerra não foram, em termos absolutos, um dos melhores caças da primeira geração a serem produzidos pela União Soviética durante o curso da Segunda Guerra Mundial, mas, embora construído em números relativamente pequenos em geral, eles fizeram um impacto considerável sobre o curso da guerra, principalmente no uso da construção mista e em sistemas como pressurização e tanques auto-selantes.

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O protótipo MiG-1 voou pela primeira vez, em Março de 1940, e imediatamente deu prova de um excelente desempenho, particularmente em velocidade muito superior aos cças Polikarpov I-16, I-15 e I-153 que estavam em serviço no momento.

O avião era um monoplano de asa baixa, com trem de pouso retrátil, estrutura de madeira /revestimento em metal e lona. Ele foi alimentado por um motor Mikulin AM 1200 35 cv de potência, o que tinha uma hélice três-lâminas de metal de passo variável. Ele estava armado com duas metralhadoras 7,62 mm. uma de 12,7 mm e tinha uma capacidade máxima para 440 lb de armamentos em baixo das asas. A produção foi iniciada imediatamente e 2.100 aeronaves foram concluídas antes do MiG-1 ser substituído pelo seu sucessor mais moderno, o MiG-3.

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O caça MiG-3 foi um desenvolvimento do MiG-1 pela OKO (opytno-konstrooktorskiy otdel – Departamento de Design Experimental) da Zavod (Fábrica) No. 1 para resolver os problemas que tinham sido encontrados durante o MiG-1 de desenvolvimento e operações. Ele substituiu o MiG-1 na linha de produção de fábrica no No. 1 em 20 de Dezembro de 1940 e foi construída em grande número durante 1941. Seu design deu a Mikoyan e Gurevich o Prêmio Stalin deste ano, tendo em conta a extraordinária contribuição que fizeram para a indústria aeronáutica soviética. Embora não tenha sido um avião de caça de destaque no sentido mais estrito do termo, o MiG-3 tinha certas características que lhe permitiram ser usado no papel de um interceptador de alta altitude, a fim de se opor aos caças alemães da época, embora sua estrutura não permitisse vôos prolongados acima de 6000m. O MiG-3 saiu da linha de frente em 1942 substituido pelo Yak-1M e pelo LaG-5, mas o OKB MiG produziu diversos protótipos aperfeiçoados durante a Guerra.

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A Lenda:

Artem Mikoyan

Mikoyan, anteriormente Mikoyan-Gurevich é um departamento do projeto de aeronaves militares russas, principalmente de aviões de combate. Antigamente, era um departamento de projeto soviético, e foi fundada por Artem Mikoyan e Mikhail Gurevich como “Mikoyan-Gurevich.” Após a morte de Mikoyan, em 1970, o nome Gurevich foi retirada do nome da Bureau.

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Artem Mikoyan foi metade da equipe do projeto que produziu os caças MiG. Entre 1940 e 1970, esta armênio sincero e de mente aberta foi a inspiração por trás de alguns dos melhores caças do mundo.

Em 14 de dezembro de 1939, Mikoyan foi nomeado nomeado como assistente do designer-chefe na Fábrica 1 no departamento OKO de projetos experimentais (e avançados), mas a OKO-1 foi subordinada diretamente a Voronin gerente da fábrica, e nem ao OKB Polikarpov que tinha a produção do I-16 e do I-153 nesta planta. O Governo Soviético percebeu o talento de Mikoyan e este ligou o departamento dele diretamente o que ajudou e muito na resolução de problemas operacionais com o desenvolvimento da família MiG-1/3.

A OKO-1 recebeu cerca de 40% dos técnicos do OKB Polikarpov, e parte da equipe de produção e instalações. Foi oferecido a Mikoyan a formar sua própria equipe de projeto em setembro, mas inicialmente se recusou por causa de sua falta de experiência no design de projetos e sua forte posição no time de Polikarpov.

Na verdade, ele trabalhou em uma comissão estudando as causas de acidentes aéreos, assim ele teve motivos freqüentes de contato com designers e técnicos de produção, obtendo grande experiência e ganhando graças crédito para suas habilidades, assim em 1941 junto com o seu grande amigo Mikahil Gurevich formaram o OKB MiG, a morte de Polikarpov em 1940 acelerou o surgimento do OKB que não produziu outros tipos durante a II Guerra Mundial, mas ficou realizando estudos e protótipos avançados que iriam culminar no MiG-9, no MiG-13 e no MiG-15, mas isto já é outra história…

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Boas páginas sobre o MiG-3

http://mig3.sovietwarplanes.com/mig3/mig3.html

http://mig3.sovietwarplanes.com/mig3/summer.html

Especificações Técnicas:

Length: 27 ft 1 in
Wingspan: 33 ft 5 in
Height: 10 ft 9⅞ in
Wing area: 188 ft²
Airfoil: Clark YH
Empty weight: 5,965 lb
Loaded weight: 7,415 lb
Powerplant: 1× Mikulin AM-35A liquid-cooled V-12, 1,350 hp

Performance
Maximum speed: 398 mph at 25,600 ft
Maximum speed at sea level : 314 mph
Combat range: 510 mi
Service ceiling: 39,400 ft
Wing loading: 39.3 lb/ft²
Power/mass: 0.18 hp/lb
Climb to 26,250 ft: 10.28 min

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Armament
1 × 12.7 mm UBS machine gun
2 × 7.62 mm ShKAS machine guns.
2 × 100 kg (220 lb) bombs, 2 spray containers for chemicals, gas or flammable liquids or 6 × 82 mm RS-82 rockets

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Feita a apresentação, vamos ao modelo, irei montar um MiG-3 early com o esquema em verde adotado pela VVS em 1940/41, durante os primeiros dias da operação Barbarossa, o modelo é da marca Modelart, que eu converti e repintei digitalmente no photoshop e no corel draw. Os modelos deste editor são excelentes, a escal original é a 1/33, mas vou tentar presrvar todos os detalhes na 1/100.

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Os kits da modelart são considerados alguns dos melhores já editados na mídia papel, se impressos nas gramaturas corretas são espantosamente precisos, vamos ver como me dou nessa…

Começamos colando as peças de reforço estruturantes em cartão duplex, isso é feito com cola em spray, após aplicado no pael uso um rolo de serigrafia para fixar bem as peças e gerar uma aderência uniforme…

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A quantidade de formers é enorme para um avião desse tamanho (mesmo na escala original 1/32)

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A riqueza e qualidade das peças para um modelo de papel também impressionam…

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As peças que necessitam ser laminadas sendo coladas no papelão

Começamos a montagem seguindo o manual de instruções pelo cockpit, não se esquecam esse é um kit que foi reduzido da 1/32 para a 1/100, vou tentar manter na escala reduzida o máximo de detalhes possíveis…

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Banheira do cockpit, painel de instrumentos e pedais…

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Preparei primeiro os pedais, notem que as peças são bem pequenas, o unico jeito de trabalhar e dobrar e colar com o uso de pinças…

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Preparei o cockpit…

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A foto não ficou boa, não consegui acertar a macro, mas notem o painel de instrumentos e os pedais já colados…

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Começei a motnagem da mira refletora BPB-1, é pequena a bicha

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Pela comparação de tamanho com a cabeça de um palito de dente, voces devem ter sentido a tranqueira de formar e dobrar essa peça…

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Preparei o rádio também, peças pequenas mas simples de serem dobradas…

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Uma comparação de tamanho ;)

Continuando com as miudezas…

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Preparei o assento do piloto com o seu respectivo cinto…

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Canopy pronto com o para-brisa já separado…

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As entradas de ar da raiz das asas, ah que peça chata de fazer muito pequena…

E fiinalmente os porões das rodas…

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A montagem está um pouco mais demorada por que estou tentando reproduzir o máximo de detalhes do kit original que é 1/32…

Neste modelo resolvi preparar primeiro as miudezas para depois tratar da “grande política” (asas e fuselagem). Realmente o exercício aqui foi tentar manter o máximo de detalhes na 100, essas peças em alguns casos foram mais demoradas para montar que o normal, justamente pela preservação de detalhes e a miudeza em si. Mas até agora o exercício está bom, vamos ver até aonde consigo ir e completar a montagem em si.

Por enquanto vamos postando a montagem de outros detalhes.

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Entrada de ar dorsal…

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Hélice e o seu spinner, peço desculpas, mas esqueci de fotografar as etapas intermediárias dessa parte da montagem… :oops:

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Portas do trem de pouso, com as duas faces coladas… Gostei muito das texturas da modelart…

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Aqui vemos a feitura das rodas, essas peças são lâminadas em papel cartão, depois de coladas sob pressão são limadas e pintadas posteriormente.

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Pernas do trem de pouso sem as rodas…

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Conjunto do trem de pouso principal feito.

Começei a montar os segmentos da fuselagem, começando pelo do cockpit…

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Posteriormente preparei o radio e o segmento traseiro, esqueci de fotografar a montagem desse, mas o método é o mesmo, former interno e colagem por abas internas…

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Os dois segmentos colados…

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Posteriormente e no embalo, preparei os frames internos das asas…

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Começamos, construindo os segmentos da fuselagem:

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Depois eu preparei a seção da ponta do motor:

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Começei a montar a seção de trás da fuselagem:

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Fuselagem praticamente finalizada: como é pequeno o nosso amigo…

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Preparei o leme de direção:

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Começamos a revestir as asas, começei pea seção central…

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Posteriormente foi feito o “entelamento” da area externa e com cuidado colamos a asa na fuselagem…

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Aproveitei e colei a raiz das asas, uma peça chata de conformar, o segredo para obter bons resultados é colar pelas extremidades, esperar secar e depois ir colando ponto a ponto…

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Aqui vemos o radiador e a parte de baixo da razi da asas fixadas, não tive grandes problemas com essas peças…

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No embalo colei a mira e o para-brisa que já tinham sido anteriormente montados…

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Na corrida foram feitos os estabilizadores…

 No embalo fiz os escapes, peças minusculas na 1/100 e instalei o spinner e a hélice…

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Optei em já colar o trem de pouso principal e as suas portas…

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Aproveitei para instalr umas miudezas na fuselagem (perquenas carenagens, entradas de ar, peçinhas tediosas e minusculas na 1/100…

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No embalo, foi instalada a antena também…

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O conjunto da bequilha foi montado com o seu respectivo porão…

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Foram feitas então as entradas de ar principais do motor e um protetor dos escapes…

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Colei os cabos da antena e por aqui dou o modelo finalizado.

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