Bem amigos. Enquanto a montagem do Max Houste não anda, vamos apresentar outra que estava keio caminho andado, e que finalizei ontem.
A vítima dessa vez é o Caproni Ca-111bis.
Este é um avião interessante, pois foi um tipo desenhado para operar como avião de emprego geral nas colonias italianas. Especialmente na África e no Oriente Médio, muito superior a tipos inglêses como os Westland Vicent e Wapiti, este avião podia ser empregado como transporte, bombardeiro, reconhecedor, ambulância aérea e aviãode patrulha marítima.
Os italianos produziram algumas centenas que foram também utilizados na II guerra mundial, junto com seu "parente" mais potente o Ca-133, de layout trimotor.




O modelo de papel que irei demonstrar a montagem aqui é do designer Fabrizio Prudenziati
http://www.zioprudenzio.it/fokker.html é inteiramente gratuito. Os modelos dele em geral são de aparência simples, mas de difícil montagem. Em geral no seu catálogo os aviões italianos são mais interessantes e mais acurados que os outros que ele oferta. Já montei os Nieuport, o Gauntlet e o Breda 65, e são modelos que podem acabar revelando surpresas na hora da montagem como veremos a seguir. A escala relatada é a 1/72, mas como os PDF vem alta resolução na hora de imprimir ele são imensos. Se trazermos as folhas para um foramto A4 a escala aproximada é a 1/70. Tratei de ruduzir as imagens para a escala 1/100.

O modelo foi impresso em papel diplomata (opaline) 120g numa Epson L200 em modo de fotografia de alta qualidade.

Comecei pela fuselagem, cortando cuidadosamente a peça, tem áreas de junção entre as faces da peça que são muito pequenas e que precisam ser preservadas para a montagem.

Todas as quinas foram pintadas com aquarela misturada na cor mais próxima possível das cores do modelo, em alguns casos utilizamos também canetas marcadoras profssionais e hidrocores, tudo depende do tom e do efeito desejado.

Com uma lâmina cega, dobrei os cantos vivos da fuselagem e as abas (quando necessário), para produzirem vincos em 90º.

Iniciei a montagem pelo nariz, que necessitava de um pequeno arredondamento...

Depois de seco colamos o canopy, que tem alguns ângulos especiais que tiveram que ser adivinhados para conformar a peça e que obtive estudando fotografias do avião real.

Com a fuselagem secando tratamos dessa caixa preta que simula o posto do artilheiro, a caixa vai instalada abaixo para dar uma idéia de profundidade. Uma idéia muito interessante.


Aqui vemos a peça instalada.





Com o posto do metralhador seco, tratei de colar os cantos da fuselagem e a parte de baixo, tabalho facilitado por que a fuselagem do Ca-111 é totalmente quadrada (box shape)...

Continua