Vamos ao meu novo modelinho, o Nord Griffon II, um avião experimental francês datado do início dos anos 50. foram construídas duas unidades, e apesar de ser claramente um motorão montado em um aviãozinho, o Griffon era aerodinamicamente avançado e era fruto de pesquisas do Arsenal de Aeronautique, originalmente controlado pelo OKL e Reichluftwarministerium (RLM) alemães ainda durante a II Guerra Mundial. Como a maioria das loucuras dos anos 50 o Griffon destinava-se a ser um interceptador Mach 2 para a Força Aérea Francesa, mas que deveria operar em campos de grama e decolar em 1000 metros de pista (com aquela entrada de ar embaixo aspirar corpo estranho na grama é uma joínha), seu desempenho seria garantido por um motor híbrido entre turbojato de fluxo centrífugo e ramjet, O motor tinha dois sistemas o ramjet para quem não sabe é um motor a jato sem as partes móveis (apenas os injetores de combustivel) é comum de ser usado em motores de mísseis cruise, desenvolve altissímas velocidades por conta da compressão direta do do ar, o motor a jato seria ascenscional, ou seja faria o Griffon decolar e a partir de uma determinada altitude se utilizaria o ramjet para a interceptação propriamente dita. Inúmeros problemas técnicos entre eles a falta de materiais resistentes ao calor (como o titânio) até problemas cinéticos levaram ao cancelamento geral do projeto em favor do que seria o caça Mirage III. O último vôo do Griffon foi em 1957, e seu desenho geral foi desenvolvido entre 1944 e 1953. Modelo Oddball Desing.







