Entrar


Todos os Horários estão como UTC - 2 horas


Hoje é Qua Mai 22, 2019 5:17 pm




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Gashapon – Mas o que é isso?
MensagemEnviado: Sex Mai 11, 2012 2:35 am 
Usuário do fórum
Usuário do fórum
Avatar de usuário

Data de registro: Seg Jul 10, 2006 12:07 am
Mensagens: 3451
Gashapon – Mas o que é isso?

O termo Gashapon (ou Gachapon) foi criado como nome de uma máquina, muito comum no Japão, onde se insere uma ficha e gira uma alavanca. A máquina libera uma cápsula com um brinquedo dentro. O nome provém de duas onomatopéias da língua japonesa: Gasha – o giro da alavanca e Pon – o som do brinquedo ao cair. Abaixo uma foto de um stand com várias máquinas Gashapon. Até hoje é comum vermos essas máquinas em lan-houses, videolocadores, restaurantes e shoppings das grandes cidades do Japão.

Imagem

Atualmente, quando nos referimos à Gashapon, falamos de brinquedos de fabricação oriental muito bem detalhados e pintados. Podem ser personagens de desenhos animados, veículos, aviões ou navios, entre outras possibilidades. O nome migrou da máquina para o produto em si. Na década de 90, colecionar Gashapons virou febre no mercado oriental. Devido ao enorme sucesso, surgiram lojas especializadas em Gashapons. Nessas lojas o colecionador podia matar sua ansiedade e adquirir a coleção completa de certa série, sem a necessidade de procurar a peça que faltava em sua coleção nas máquinas ou trocar seus Gashapons repetidos com outros colecionadores, mesmo que à um custo mais alto.

No início, os motivos dos Gashapons eram sempre referente aos desenhos animados japoneses, também conhecidos como “animes”. Abaixo um exemplo clássico de coleção de Gashapons, de um desenho animado que fez bastante sucesso no Brasil: Cavaleiros do Zodíaco.

Imagem

Ainda na década de 90, os jogos de vídeo-game de maior sucesso começaram a ter seus personagens e veículos produzidos em Gashapons. Jogos de grande sucesso em todo mundo como Super Mário, Zelda e Sonic foram explorados à exaustão. Com o passar do tempo e devido ao sucesso do produto que demonstrou ser bem mais que somente uma febre repentina, os Gashapons ficaram ainda mais detalhados e algumas séries saíram das máquinas, ganhando embalagens diferenciadas. Abaixo um exemplo atual de um personagem do vídeo-game XBoX:

Imagem

Juridicamente, a marca registrada “Gashapon” pertence à empresa japonesa Bandai. Não encontraremos esse nome em embalagens de outros fabricantes. Mas assim como todo café solúvel é Nescafé, todo brinquedo deste tipo, é Gashapon. Os grandes pólos fabricantes de Gashapons hoje são Japão e China. Os japoneses prezam pela qualidade e os chineses pelo baixo preço do produto no mercado.

Mas... o que os Gashapons tem a ver com modelismo?

No Japão, os Gashapons são bastante comuns entre as crianças e muitos dos hoje modelistas começaram assim: colecionando e montando Gashapons. Talvez seja algo como um produto desses que faça falta no mercado brasileiro, onde o modelismo não vê renovação já há muitos anos.

Mas... meu sobrinho vai montar bonequinhos? Não, não... nem todo Gashapon tem como motivo desenhos animados. Abaixo vamos verificar com mais detalhes um Gashapon de um avião militar: um MIG-21. Esse Gashapon foi me presenteado por um amigo de São Paulo.

Vamos a ele:

Imagem

Trata-se do Volume 22 da coleção 70’s Jet Collection do fabricante F-Toys. Para os que não estão acostumados com termos de modelismo, 1/144 é a escala do modelo. Cada 01 centímetro no modelo corresponde a 144 centímetros na aeronave real. Na frente da caixa, além do MIG-21 Bis, já há uma imagem de outro avião da coleção: o Lightning F Mk.6.

Imagem

Nas costas da caixa temos outros modelos desta coleção, assim como as variações de pinturas para eles. Se o colecionador quiser ter todos os MIG-21s da coleção, ele terá três MIGs-21 com diferentes pinturas e marcações.

Imagem

O manual de instruções é em japonês, mas os desenhos são muito bem feitos, o que possibilita a qualquer criança acima de sete anos de idade fazer a montagem. Não há necessidade de pintura, pois eles já vem com a pintura pronta.

Imagem

No outro lado do manual de instruções, que é uma única folha, vem as indicações de onde aplicar os decais. Além de poder montar o avião, a criança ainda poderá escolher quais números seu modelo terá. É ou não um bom incentivo à um futuro modelista?

Imagem

Os decais são iguais aos utiliados em kits plásticos para montar. Corta-se o decal que deseja, mergulha-se o mesmo na água, espera um pouquinho e leva onde quem aplicar no modelo, deslizando o decal sobre o papel molhado. Depois de posicionado, é só retirar o excesso de água com um paninho limpo.

Legal! Mas o que vem dentro da caixa? Quais peças?

Imagem

Em um blister muito bem bolado, as peças vem protegidas para que não sejam danificadas no transporte. Isso é legal, porque como não há esse produto no Brasil, quem deseja adquirir, é obrigado a comprar no mercado internacional. Notem que além das pecinhas do avião, vem também um suporte, uma base, para caso o dono queira deixá-lo em posição de vôo. Nesse caso é só não montar o “trem-de-pouso”.

Imagem

Na parte debaixo do blister, vem o que se chama de “árvore” de peças. São as pecinhas do trem-de-pouso e outras mais para a montagem do modelo.

Imagem

Imagem

Como podem ver, os detalhes são bem legais, principalmente considerando que é uma escala em que os modelos são pequenos. O bom dos modelos pequenos é que é possível fazer uma grande coleção sem ocupar muito espaço.

Para quem quer ver seu filho ou sobrinho se interessando por um hobby que motiva o estudo, a pesquisa, no conforto e segurança de sua residência, a coleção/montagem de Gashapons é uma boa pedida. Se, com o passar do tempo, a coleção for perdendo a graça e o adolescente quiser um desafio maior, é só migrar para o modelismo. Ele já terá idade para saber se cuidar de um estilete afiado ou de não levar a boca tintas e colas.

Alguns, além de terem o modelismo como hobby, continuam colecionando Gashapons, que é o meu caso.

Obrigado por destinarem um pouco de seu tempo para a leitura deste artigo.

_________________
It was just plastic.


Voltar ao topo
 Offline Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas


Quem está online

Usuários vendo este fórum:: Nenhum usuário registrado online


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Procurar por:
Ir para:  
cron